SAAE conclui com êxito participação no programa ‘Despoluição de Bacias Hidrográficas’

Escutar áudio do texto

A Estação de Tratamento de Esgoto Central do SAAE Jacareí (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), concluiu sua participação integral no Programa ‘Despoluição de Bacias Hidrográficas – PRODES’, criado pela Agência Nacional de Águas (ANA), também conhecido como ‘Programa de Compra de Esgoto Tratado’. Este programa tem por iniciativa pagar pelos resultados de qualidade alcançados, ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado, atendendo aos parâmetros exigidos.

Nos 12 trimestres de avaliações, todos os parâmetros do esgoto tratado (os mais restritivos), foram alcançados com êxito, devido à alta qualidade e eficiência do tratamento em Jacareí.

Os resultados foram demonstrados a partir de análises, com certificação ISO 17.025, realizadas diariamente, apontando no último período de avaliação uma eficiência de tratamento com média de 96% em relação à Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO.

A ETE Central, além de demonstrar sua eficácia operacional por meio de resultados analíticos, também demonstra, por meio de avaliações positivas de órgãos fiscalizadores como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que no último mês de inspeção à estação, constatou-se mais uma vez a ausência de emissão de odor, o que garante o bem-estar da população.

Isso comprova o quanto o SAAE trabalha para manter o alto nível de qualidade dos serviços prestados, além de preservar o meio ambiente e cumprir a missão de servir à população com excelência.

Qualidade – Em fevereiro de 2020, o SAAE inaugurou três laboratórios de análises, para garantia da eficiência do esgoto tratado no município.

Legenda: Estação de Tratamento de Esgoto Central do SAAE Jacareí