Roda de conversa aborda vulnerabilidade das mulheres à IST/HIV

Escutar áudio do texto

Ainda persiste a histórica vulnerabilidade enfrentada pelas mulheres, apesar de vitórias e conquistas recentes que caminham ao encontro do empoderamento e diminuição das desigualdades de gênero.

Um dos campos desse retrato está na vulnerabilidade feminina a contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), HIV e afins, tema que será abordado na ‘Roda de conversa: Questões de Gênero e Vulnerabilidade das Mulheres às IST/HIV/AIDS, que acontece nesta quarta-feira (25), às 19h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV).

O evento é realizado pela Secretaria de Saúde e contará com a presença da psicóloga Ana Ferri, Consultora do Programa de IST/HIV/Aids/HV do município de Jacareí.

O bate-papo tem o objetivo de discutir e mostrar que a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis não passam apenas por métodos anticonceptivos, como preservativo ou medicamento. Fatores socioculturais também determinam maior suscetibilidade de alguns grupos a se infectar, como o machismo, a violência doméstica, e a capacidade de negociação do preservativo em relações heterossexuais, devido a formas diferenciadas de poder estabelecida entre homens e mulheres.

A partir dessa discussão, queremos pensar em soluções para minimizar essas vulnerabilidades, para que as mulheres possam se empoderar para cuidar de si, independente da relação com os parceiros. Mas discutir também como a questão de gênero vulnerabiliza os homens, na medida que que seus hábitos machistas também os prejudica”, comenta Ferri.

O MAV fica na Rua Quinze de Novembro, 143, região central.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)