Retomada do ‘Participa Jacareí’ debate esporte, lazer, saúde e infraestrutura

A semana começou e, com ela, a retomada do ‘Participa Jacareí’, iniciativa da Prefeitura de Jacareí que visa discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020.

A escola municipal Tito Máximo, localizada no Parque Santo Antônio (região sul), foi a primeira a sediar as discussões, na noite da última segunda-feira (9). Nela, cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre munícipes e representantes do poder público.

Entre elas, Teresa Macedo, moradora do bairro, que reivindicou melhorias na iluminação no EducaMais do bairro e maior frequência na manutenção dos brinquedos e academia ao ar livre.

Em seguida, o prefeito Izaias Santana comentou sobre os planos do município de trazer a iluminação LED para o local. “Quanto a manutenção do espaço, a equipe da Secretaria de Esportes será notificada e com certeza irá te atender prontamente”, pontuou o chefe do Executivo.

Além dela, outros munícipes pediram a palavra e agradeceram sobre projetos de inclusão, melhora na saúde e asfalto em algumas ruas do bairro.

Para Caroline Siqueira, diretora de Participação Social, estes eventos são importantes para que a população aponte suas demandas de forma mais efetiva. “Estes eventos são excelentes para colocar no radar da prefeitura alguns assuntos que talvez não estivessem em primeiro plano”, disse.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar e apresentar suas sugestões, que serão recolhidas e avaliadas. Estas reuniões públicas seguem as recomendações do Tribunal de Contas. Já foram realizadas pela prefeitura 17 consultas públicas, de março a abril deste ano, para a elaboração do primeiro semestre da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). As prioridades apontadas pela população nesta primeira etapa, foram nas áreas de Mobilidade Urbana e Lazer.

Coordenadas pelo prefeito Izaias Santana e pelo secretário de Governo, as sugestões e reivindicações são recolhidas em uma série de encontros espalhados pelas regiões do município, em escolas e EducaMais. Será feita toda uma avaliação antes da inclusão no orçamento.

Confira a agenda completa dos próximos encontros:

Quarta – 11\09 – Cidade Salvador- EMEF Joaquim Passos

Quinta – 12\09 – Nova Esperança – EMEF Silva Aparecida Rezende Barreto

Sexta – 13\09 – Centro – EducaMais Centro

Sábado – 14\09 – Meia–Lua – EMEF Beatriz Junqueira da S. Santos

Segunda – 16\09 – 1° de Maio – EMEF Tarcísio Francisco Barbosa

Participa Tito Máximo – Durante a audiência do Participa Jacareí, a diretora da EMEF Tito Máximo, Margareth Auxiliadora Santos Carvalho, falou da iniciativa da escola, de criar o Participa Tito Máximo, que é feito nas reuniões bimestrais de pais.

Nesta reunião, é feita uma prestação de contas de tudo que foi feito na escola com os repasses de verba pública e recursos próprios. “É importante dar visibilidade para a comunidade de onde e como está sendo empregado o dinheiro. A ideia surgiu do primeiro Participa Jacareí realizado na escola”, destacou a diretora.