Reservatório de 5 milhões de litros ganha pintura artística

400 (2)

Uma gigantesca estrutura de concreto, visível de vários pontos da cidade, agora com toque de arte e a sensibilidade chamando a atenção para a questão “água”. O maior reservatório de água potável construído na área da ETA (Estação de Tratamento de Água) Central recebeu pintura feita pelo artista visual João Cobra, mais conhecido como Nove, de São Paulo.

No estilo muralismo de grande formato, o tema foi sugerido pelo Governo Municipal e Nove define o trabalho como uma “obra de arte pública”. “Por ser um mural trabalhado no reservatório que fica no alto de um morro, a arte criada precisa ser objetiva, dinâmica e de fácil identificação, tornando-se então uma importante obra de arte pública, um presente para cidade”, explicou Nove.

O artista visual Nove trabalha com muralismo de grande formato desde 1999. Possui trabalhos no Brasil, em São Paulo e cidades de Minas Gerais, além de Londres, Miami e Nova Iorque. O SAAE escolheu a empresa que faria o trabalho artístico no reservatório por meio de licitação.

Abastecimento – Com capacidade de cinco milhões de litros, o equipamento do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) pode ser melhor observado da avenida Santos Dumont e da região do Jardim Liberdade.
A ampliação da reservação de água beneficiará toda a comunidade, principalmente nos bairros da parte alta da cidade, na Região Leste, entre eles, Jardim Bela Vista, Jardim Paraíso, Parque Santo Antônio, Jardim Maria Amélia, Jardim Olímpia e Jardim das Oliveiras. O investimento ultrapassa os R$ 4 milhões e conta com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

O reservatório foi construído em concreto protendido, ou seja, tecnologia que possibilita maior resistência à tração, utilizada em estruturas com esforços de flexão elevados. O novo equipamento já está com água e entrará em operação nos próximos dias.

(Zé Júnior – Assessoria de Imprensa do SAAE)