Regularização: Pró-Lar entrega Legitimação de Posse para moradores do Jardim do Vale e Vera Lúcia

Entrega dos termos de legitimação de posse beneficia 80 famílias dos bairros Jardim do Vale e Vera Lúcia. Foto: Alex Brito/PMJ

A Fundação Pró-Lar realizou, no último sábado (12), a entrega dos termos de legitimação de posse aos moradores da rua Jurandir Fonsi, no Jardim do Vale, e de 19 lotes no Jardim Vera Lúcia. A entrega dos documentos conclui a regularização dos lotes, beneficiando 80 famílias. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Educação.

O evento contou com a presença do prefeito Hamilton Mota, do presidente da Fundação Pró-Lar, Luis Flávio Dias, e da vereadora Rose Gaspar. Também esteve presente o presidente do Comitê de Regularização do Cidade Legal, Renato Goes.

Esse Termo de Legitimação de Posse é mais do que apenas um papel. Ele é um documento que garante o direito à moradia”, afirmou Dias. “Essa é uma grande conquista para os moradores do Jardim do Vale e Jardim Vera Lúcia.

O prefeito Hamilton Mota falou dos esforços para conseguir regularizar estes e outros bairros da cidade. “É um trabalho que mobiliza muita gente. E quando conseguimos, a gente sente que valeu a pena”.

Hamilton também fala da importância de se implantar medidas para garantir moradia a toda a população. “Quando vemos comunidades irregulares, nossa missão é regularizar e não remover. Remoção só pode haver quando as moradias estão em áreas de risco”.

Moradores passaram por cadastramento para a emissão do título de legitimação de posse de cada lote. Foto: Alex Brito/PMJ

Regularização
Toda a documentação foi encaminhada para o registro no Cartório de Imóveis. Os moradores passaram por um cadastramento para a emissão do título de legitimação de posse de cada lote.

A regularização permite que o poder público possa efetuar obras e melhorias no bairro, como drenagem e pavimentação de ruas.

Osvaldo Rodrigues dos Santos foi um dos moradores a receber a documentação. Ele mora no Jardim Vera Lúcia há 32 anos e diz que a história do bairro confunde-se com a sua vida. Moro com a esposa, filho e neto. O filho foi criado no Vera Lúcia, cresceu lá”, comenta. “Lutamos muito para conseguir a regularização. Foi muito emocionante receber o documento”.

Moradora do Jardim do Vale há 30 aos, Maria Arlete Moraes Candido vive com toda a família no bairro. “Moro com meu marido. Minha mãe e minha irmã são vizinhas. Cheguei lá quando era solteira e minha filha nasceu no bairro”, relembra.

Ela relembra os momentos difíceis, quando temeu que poderia ter de deixar o bairro. “A gente nem fazia reforma na casa com medo. Depois a Pró-Lar falou na regularização. Hoje eu posso reformar minha casa, porque ela é minha, é regularizada”, comemorou.

Neli Aparecida Barbosa, moradora há 20 anos do Jardim do Vale, comenta que tem uma ligação forte com o bairro, onde os filhos cresceram. “Foi uma sensação muito boa quando recebi o papel. A gente lutou muito e viu que todo o sacrifício valeu a pena”.
(Secretaria de Comunicação)