Reconhecimento facial embarca no transporte público de Jacareí

Escutar áudio do texto

O transporte público de Jacareí está operando com o sistema de reconhecimento facial para idosos. Desde o último dia 13, toda a frota do município, sob responsabilidade da JTU (Jacareí Transporte Urbano), recebeu a instalação da nova tecnologia.

A ferramenta substitui o antigo sistema que funcionava por meio de biometria, o que gerava reclamações por parte dos usuários. A nova tecnologia foi adquirida pela empresa a partir de uma solicitação da prefeitura, sem custo adicional ao município e funciona a partir do banco de dados já existente.

A atual administração tem cobrado mais qualidade no serviço prestado pela concessionária e entre as prioridades está o atendimento aos idosos e consequentemente sua acessibilidade.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, explica que essa era uma reclamação constante e muita antiga dos usuários. “ Continuaremos com o compromisso de uma fiscalização rígida para que a JTU cumpra o estabelecido em contrato e ofereça cada dia mais um serviço de qualidade para os munícipes que utilizam o serviço público da cidade”.

Para o metalúrgico aposentado, João Barbosa da Silva, 78 anos, o novo sistema oferece mais praticidade e segurança no seu dia a dia. “A passagem pela catraca ficou muito mais ágil, passamos pelo equipamento com facilidade e não atrapalhamos o acesso de outros passageiros. Ficou ótimo e ajudou e muito a minha vida”, explica o aposentado.

O uso de tecnologias no transporte público em Jacareí já está facilitando a vida de milhares de usuários. O Cittamobi, por exemplo, é um aplicativo disponibilizado pela empresa que, leva até os usuários informações precisas sobre o transporte público da cidade, com informações sobre os itinerários, o tempo de espera e os pontos de ônibus mais próximos.

Vale relembrar – O aplicativo está disponível para download pelas plataformas digitais Google Play e APP Store. Ele também pode ser acessado online diretamente no site www.cittamobi.com.br.

A principal novidade é a versão com acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Por meio de avisos sonoros, o aplicativo informa ao usuário todos os dados necessários, como o momento em que o ônibus chega ao ponto ou quais os pontos mais próximos.

(Luciana Valadares/PMJ / Fotos: Alex Brito/PMJ)