Propriedade rural recebe plantio de 380 mudas do projeto Renascentes

O projeto Renascentes, lançado em outubro deste ano, com o objetivo de proteger as nascentes do município, teve seu primeiro plantio nesta quinta-feira (21), de 380 mudas, em uma propriedade rural no bairro Parateí do Meio, local do projeto piloto de monitoramento. Este primeiro projeto representará Jacareí no 8º Fórum Mundial de Águas, que acontecerá no mês de março de 2018, em Brasília.

O vice-prefeito e coordenador do Projeto Renascentes, Edgard Sasaki, explica que a iniciativa visa criar um instrumento de apoio à recuperação das nascentes da bacia do Rio Paraíba do Sul no município. “Este é um trabalho que almejávamos, de proteção das nascentes. É a união de muitas entidades”, afirmou.

O desenvolvimento do projeto está sendo feito em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Abastecimento), Serviço de Regulação do SAAE, ONGs Ambientais entre outras, Clubes de Serviços como o Rotary Club, Corredor Ecológico Vale do Paraíba, Instituições de Ensino (FATEC- Faculdade de Tecnologia Jacareí e ETEC – Escola Técnica Estadual Cônego José Bento) além dos proprietários de áreas rurais onde se encontrem nascentes que necessitem de recuperação e proteção, sob a supervisão do CAJ – Comitê das Aguas em Jacareí.

Bolsas – Dentro do projeto Renascentes, os estudantes de Meio Ambiente e Recursos Hídricos farão a análise de produção de água e sedimentos em diferentes tipos de intervenções de manejo.

Em outubro, o prefeito de Jacareí Izaias Santana assinou convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, por intermédio da FATEC, para oferecer bolsas de estágio para estudantes universitários.

(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Cristina Reis/PMJ)