Projetos de Jacareí recebem selo ‘Prefeito Empreendedor’ do SEBRAE

Dois projetos de Jacareí foram selecionados pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para outorga do selo ‘Prefeito Empreendedor’. São eles: ‘Jacareí Cidade Empreendedora’ e ‘Mapeamento de Cadeias Produtivas de Jacareí’.

A cerimonia do prêmio ‘Prefeito Empreendedor’ ocorreu na noite desta terça-feira (21), na cidade de São Paulo. Os projetos de Jacareí receberam certificação nas categorias ‘Compras Governamentais de Pequenos Negócios’ e ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI’. Essas categorias visam premiar iniciativas de apoio às micro e pequenas empresas realizadas nos municípios.

O ‘Prefeito Empreendedor’ é um concurso de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município e à modernização da gestão pública.

Desde 2017 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem criado programas, projetos e diferentes iniciativas para fomentar o empreendedorismo no município, além de atrair novos negócios e empresas para a cidade. A administração municipal tem buscado tornar o município mais competitivo e apto para receber investimentos, garantindo crescimento e mais qualidade de vida à população.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Projeto Jacareí Cidade Empreendedora tem como objetivo tornar mais acessível e de forma participativa e voluntária, o acesso aos mais variados modelos de gestão e qualificação aos empreendedores e empresários de Jacareí. Além disso, estimular o cooperativismo e as parcerias entre empresas participantes, empresas âncoras parceiras, instituições de ensino e entidades representativas, formando uma sólida rede de apoio.

O encontro inaugural do programa ‘Jacareí Cidade Empreendedora’ acontece na próxima terça-feira (26), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), marcando o início das atividades de 2019, que já conta com mais de 100 inscritos.

MAPEAMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS

Fornecedores locais para compras públicas

Voltado para o universo das empresas locais, sejam elas pequenas, médias ou grandes, o objetivo central do programa é mapear a estrutura da cadeia produtiva do município, realizando o diagnóstico do potencial industrial, estudando sob a ótica da visão sistêmica do Desenvolvimento Econômico, as principais causas relacionadas às dificuldades na viabilização de negócios entre empresas dos diferentes tamanhos dentro do município.

Além desses fatores, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a ideia é defender a premissa que os negócios fechados entre as empresas da cidade geram mais oportunidades, empregos, renda, avanços tecnológicos e novos conhecimentos, fortalecendo a economia local, promovendo a prospecção de novos negócios através da identificação das necessidades constatadas, reposicionando o município no mercado nacional e internacional.

O Programa está focado ainda em identificar fornecedores locais e capacitá-los para demandas públicas.