Projeto “Renascente” é lançado oficialmente nesta sexta (22) em Jacareí

Nesta sexta-feira (22) – Dia do Rio Paraíba do Sul – a Prefeitura de Jacareí fez o lançamento oficial do projeto piloto “Renascente”, com o objetivo de proteger as minas de água e ainda comemorar a data. O programa, de monitoramento de nascentes, iniciou em uma propriedade rural no bairro Parateí do Meio.

O vice-prefeito Edgard Sasaki representou o prefeito no evento. Ele agradeceu a presença dos envolvidos no projeto. “Este é um trabalho que todos almejavam, de proteção das nascentes. Hoje é a união de muitas entidades, com o plantio simbólico de seis mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no entorno das nascentes”, destacou.

A secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques ressaltou a importância da sinergia entre todos. Falou sobre o proprietário da área, Valdir Belato, “que efetivamente abriu as porteiras para compartilhar este projeto, que na verdade é um sonho”. Já Valdir enfatizou que sempre se colocou à disposição do projeto. “De coração, espero que dê tudo certo, não só em minha propriedade, mas também nas outras”, disse.

O projeto – A iniciativa visa criar um instrumento de apoio à recuperação das nascentes da bacia do Rio Paraíba do Sul no município. Foi realizada também, juntamente com o proprietário, a demarcação da área da bacia para o projeto. O início do plantio efetivo das mudas no local será a partir de novembro, período em que se prevê mais chuvas.

O desenvolvimento do projeto está sendo feito em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Abastecimento), SAAE, ONGs Ambientais entre outras, Clubes de Serviços como o Rotary Club (Rotary Club Jacareí, Rotary Club Jacareí Oeste, Rotary Club Jacareí Avarehy, Rotary Club Jacareí Flórida / 3 de Abril, Rotary Club Jacareí Empreendedorismo e Rotary Club Jacareí Athenas Paulista), Corredor Ecológico Vale do Paraíba, Instituições de Ensino (FATEC- Faculdade de Tecnologia Jacareí e ETEC – Escola Técnica Estadual Cônego José Bento) além dos proprietários de áreas rurais onde se encontrem nascentes que necessitem de recuperação e proteção, sob a supervisão do CAJ – Comitê das Aguas em Jacareí.

(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Cristina Reis/PMJ)