Projeto ‘Mulheres do Brasil’ trabalha saúde física e emocional na Unidade de Saúde do Parque Brasil

Escutar áudio do texto

Há nove meses, a equipe da Unidade Municipal de Saúde da Família do Parque Brasil, em Jacareí, resolveu ouvir o que as mulheres têm a dizer sobre o corpo físico e emocional além das quatro paredes do consultório.

Com essa sensibilidade nas questões acerca da saúde feminina, a Dra. Ana Cláudia Benevides e a supervisora da unidade, Mariana Mendes, idealizaram o projeto Mulheres do Brasil, com reuniões mensais. O nome vem para homenagear as mulheres do bairro.

Só nesta UMSF de Jacareí, 60% dos pacientes atendidos são mulheres. Atualmente, são cadastrados mais de 14 mil munícipes para os atendimentos na região do Parque Brasil.

A aposentada Maria de Lurdes dos Santos Bagatini, de 76 anos, frequenta o grupo e compartilha a diferença que as reuniões está fazendo na sua busca da prevenção de doenças e direitos da mulher. “É muito bom ter acesso a esse tipo de informação na minha vida. Agora é o tempo de me cuidar e ajudar a cuidar das mulheres que estão ao meu lado também”.

A médica à frente do projeto, Dra. Ana Cláudia Benevides, ressalta que o Mulheres do Brasil nasceu para dar prioridade ao debate da violência doméstica e, com os meses, os assuntos relacionados à saúde foram sendo atrelados. Assuntos como câncer de mama, do colo do útero e carga emocional são debatidos.

A cada reunião, temos uma abertura maior das mulheres para compartilharem as dúvidas e pedidos de ajuda. Elas encontram no grupo um lugar seguro e quando retornam no consultório, a noção de saúde e de direitos é muito maior”, conclui.

As reuniões são realizadas sempre no período da tarde, na segunda sexta-feira do mês. Mais informações: (12) 3952-7586.