Projeto ‘Bem Morar’ inicia primeira reforma em casa no Jd. do Vale

Desempregado há meses, o ajudante de elétrica Luiz Fernando dos Santos Barbosa, 27 anos, acordou animado nesta segunda-feira (25) para colocar a mão na massa. O trabalho de ajudante ainda não é com carteira assinada, mas tem um valor muito especial.

Desde sábado (23) ele auxilia na sonhada reforma da casa própria, localizada no Jardim do Vale. A família de Luiz Fernando é uma das beneficiadas pelo projeto Bem Morar da Fundação Pró-Lar de Jacareí. “Estou animado. A obra já começou e parte do material está aqui. Se dependesse só de mim, ia demorar muito”, diz o morador.

Lançado em maio pelo prefeito Izaias Santana, o projeto tem o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade.

A casa de Luiz Fernando, por exemplo, possuía um banheiro (que já foi demolido) sem piso e revestimento e com infiltrações e vazamentos de água por todos os cantos, além da falta de iluminação. E a rede elétrica da residência é precária. Para solucionar os problemas, a equipe técnica da Pró-Lar, depois de visitar a moradia, elaborou um projeto de reforma que foi aprovado pela família. “O projeto é feito a partir da nossa avaliação, mas tem o olhar do morador. Ele precisa gostar”, comenta o engenheiro Wellington Garcia.

No mesmo bairro, outras duas famílias também serão beneficiadas pelo Bem Morar. A auxiliar de serviços gerais Eva Aparecida de Vasconcelos aguarda “esperançosa” para resolver a umidade das paredes e a troca das janelas. “Não tenho condições financeiras de fazer essas melhorias apesar de parecer pouca coisa”, afirma.

Outra família que está na expectativa é a do motoboy José Ailton Sodré dos Santos.

“A reforma da cozinha é o sonho da minha esposa. Que seja bem-vindo o (projeto) Bem Morar. Porque a gente não consegue fazer a reforma por falta de dinheiro mesmo, pois primeiro tem de comprar comida, remédio e pagar a água e luz”, comenta.

Parceiros – Para a execução de obras do programa Bem Morar, a Fundação Pró-Lar firmou parceria com a ETEC INESP (Escola Técnica do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa). O acordo de cooperação assinado pela presidente da Fundação, Rosa de Fátima Rangel França, e o representante da  ETEC INESP, Álvaro Lisboa Ferreira Júnior, em 3 de agosto, prevê assistência técnica gratuita para a elaboração de programa, execução de reforma e capacitação técnica dos voluntários.

Prevista no edital do Bem Morar, a parceria da Pró-Lar com voluntários é uma das razões para que o programa possa atender o maior número de famílias, dentro da verba de R$1 milhão, disponibilizada pela Prefeitura de Jacareí. As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas. Os materiais são custeados com verba da Pró-Lar.

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)