Programa Via Rápida forma quase 50 alunos em Jacareí

Escutar áudio do texto

Promover a competitividade profissional fomentando a economia e a formação de novos talentos em Jacareí. Com essa proposta, o Via Rápida formou, na última segunda-feira (4), 48 alunos que participaram dos cursos profissionalizantes na unidade móvel instalada em Jacareí. O evento aconteceu na ETEC Cônego José Bento – Escola Agrícola de Jacareí, mantida pelo Centro Paula Souza.
A iniciativa, uma parceria do Governo do Estado, por meio do Centro Paula e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), e Prefeitura de Jacareí, possibilitou a dezenas de pessoas uma nova formação profissional.
Com carga horária de 100 horas para cada curso, os 19 alunos de Panificação e Confeiteiro, 17 do curso de Panificação e Pizzaiolo, e outros 12 de Panificação e Salgadeira receberam a certificação de participação e conclusão dos cursos oferecidos.
Para a aluna do curso de Panificação e Confeiteiro, Aline Oliveira dos Santos Araújo, 28 anos, participar da iniciativa possibilitou uma nova chance de entrada no mercado de trabalho: “Eu buscava uma qualificação profissional e quando descobri a possibilidade desse curso não pensei duas vezes. Estou grávida e preciso trabalhar. Com a oportunidade oferecida consigo trabalhar em minha casa, gerando renda para a família”, enfatiza.
Para o aluno do curso de Panificação e Confeiteiro, Gilson Lellys Viana França, 23 anos, o curso foi a realização de um sonho: “Sempre tive o desejo de trabalhar nessa área e desde o primeiro momento, ao ingressar no curso, tive todo o suporte, desde o auxílio dos profissionais envolvidos até o material de excelente qualidade oferecidos a nós alunos”.
Para que outras oportunidades como essa aconteçam na cidade é preciso que os interessados se cadastrem no site do programa http://www.viarapida.sp.gov.br.
(Marcio Moura/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)