Programa ‘Saúde Nota 10’ inicia atendimentos no EducaMais Jacareí

Começou nesta segunda-feira (08), no Educamais Jacareí, o programa Saúde Nota 10, que reunirá alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino para uma série de avaliações de saúde que pretende detectar, ainda no início do ciclo escolar, possíveis sintomas físicos que possam comprometer o desempenho dos alunos no decorrer dos anos letivos, principalmente doenças que são consideradas negligenciadas.

A expectativa da organização é atender durante o programa, que vai até o dia 23 de junho, todas as 2.555 crianças matriculadas na rede.

Os alunos passarão por diversas especialidades, dentre elas estão a Acuidade visual (para detectar dificuldade de enxergar à distância); Rastreamento fonoaudiológico (para detectar trocas silábicas); Avaliação odontológica (com prioridade para atendimento nas Unidades de Saúde das crianças com cáries e abscessos dentários); IMC (realização do levantamento epidemiológico de crianças com alteração de peso para ações educativas, principalmente); Medicação anti-parasitária (as crianças recebem medicação para verminose); e Avaliação Dermatológica (com o objetivo de detectar as doenças de pele, dentre elas a hanseníase. Nos anos anteriores, foi detectado, inclusive, situações de violência contra a criança, o que demandou várias articulações intersetoriais para o cuidado e acompanhamento).

O Saúde Nota 10 possibilita uma atuação preventiva, com intervenções rápidas, que garante a qualidade de vida das crianças, além de evitar que os alunos não tenham seu desempenho prejudicado em sala de aula”, afirma Rosana Gravena, secretária de Saúde.

As atividades acontecem nos períodos da manhã e tarde, concomitantemente com próprio período de aula dos alunos, que são levados ao Educamais Jacareí pela própria escola.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “o programa é essencial para o desenvolvimento do aprendizado das crianças e é uma política pública permanente que a atual administração garantirá para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino”, enfatiza.

Apesar das avaliações serem realizadas em um único dia, caso necessário, há desdobramentos posteriores geradas pelo levantamento individual de cada criança, como seu encaminhamento para consultas e exames nas Unidades de Saúde Municipal.

O programa é realizado pelas secretarias de Saúde e de Educação e conta com o apoio da Secretaria de Esportes, responsável pelas atividades recreativas enquanto os alunos esperam para serem examinados.

(Guilherme Mendicelli e Márcio Moura/PMJ – Foto: Cristina Reis)