Programa ‘Mulheres de Peito’ oferece exames gratuitos de mamografia a partir da próxima segunda-feira (9)

Escutar áudio do texto

No mês de março, dedicado às mulheres, do dia 9 ao dia 21, Jacareí receberá o projeto Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo do Estado para a realização de mamografias ao lado do Parque dos Eucaliptos, na região central.

O atendimento gratuito será para as munícipes acima de 35 anos, de todas as regiões da cidade. A carreta do programa ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Nos sábados (14 e 21), haverá um atendimento especial para mulheres convocadas que tiveram alguma alteração para reavaliação, das 9h às 13h.

As mulheres de 35 a 50 anos devem estar munidas de pedido médico ou do enfermeiro da unidade básica de saúde, cartão SUS e RG. Já as pacientes acima de 50 anos precisam apresentar apenas RG e cartão SUS. As munícipes fora dessa faixa etária também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica que pode ter sido emitida tanto pela rede pública quanto particular.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

MULHERES DE PEITO – O programa Mulheres de Peito funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI). Ao todo, são oito carretas. Cada unidade contém mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários, além de uma equipe multidisciplinar.