Programa “GPS na Roça” é implantado em Jacareí nessa segunda (17)

Iniciativa em parceria é pioneira entre prefeitura e Fatec

A implantação do Programa “GPS na Roça” foi oficializada no município pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Jacareí).

A assinatura do convênio foi realizada na última segunda-feira (17), com a presença do vice-prefeito Edgard Sasaki, do secretário de Governo Celso Florêncio, da diretora da Fatec, Selma Candelária Genari, do coordenador do curso de Tecnologia em Geoprocessamento da Fatec, Arley Ferreira de Souza, e do auxiliar docente do curso Matheus Santos.

O vice-prefeito Edgard Sasaki destacou que este programa é de grande importância para o município, principalmente na questão da segurança. “Como a área rural é muito ampla e de difícil acesso, o GPS na roça poderá fazer com que a polícia localize o endereço pelo mapa, além de facilitar o transporte do SAMU, Correios e do turismo rural”, disse Sasaki. O processo seletivo será aberto nos próximos dias e o projeto será iniciado em janeiro de 2019.

A prefeitura, que tem interesse pela realização de estágios para estudantes do curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento, pretende contribuir efetivamente na formação dos alunos com o convênio. Por meio desse programa, será feito um plano de trabalho de projeto de mapeamento de estradas e domicílios rurais do município para atendimento dos serviços de emergência e entrega.

Os objetivos gerais da iniciativa são: contribuir para a evolução teórica e prática do aluno do curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento da Fatec Jacareí; oferecer a cinco alunos regularmente matriculados no curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento a oportunidade de executar tarefas de mapeamento; gerar um mapa das estradas rurais do munícipio de Jacareí; gerar um mapa de domicílios rurais; desenvolver plataforma web para o cidadão visualizar e consultar estradas rurais; a mesma plataforma terá interface para que o munícipe sugira atualizações de estradas e domicílios rurais.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)