Professores de Jacareí participam de programa de desenvolvimento colaborativo de aulas

Um ensino de qualidade e bem planejado. Esse é o foco da Secretaria de Educação para a qualidade do aprendizado no município.

Também com esse objetivo, a Fundação Lemann, mantenedora da Associação Nova Escola, em parceria com a Google, anunciou que subsidiará o apoio a mais de um milhão de professores em todo o país disponibilizando planos de aulas alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, o que garantirá melhor qualidade no ensino e na aprendizagem.

O conceito da iniciativa inclui conteúdos como vídeos explicativos, atividades dinâmicas para a sala de aula, exercícios para alunos e guia de aula para o professor, viabilizando propostas pedagógicas qualificadas para o planejamento e aulas de professores de todo o país.

Em Jacareí, 54 professores do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino fizeram parte do projeto e participaram do 1º estágio, onde puderam realizar a análise de dois planos de aula e compartilhar seus olhares e apontamentos por meio do portal online do projeto.

No programa, já no 2º estágio, foram selecionados 14 professores de 10 escolas municipais de Jacareí para aplicarem aulas de matemática da plataforma digital, de agosto a outubro de 2017, com os seguintes objetivos: Implementar os planos de aula em parte de suas aulas; Avaliar a qualidade e usabilidade dos conteúdos; Reportar oportunidades de melhoria; e compartilhar pontos positivos e propostas de mudança para o uso da plataforma em sala de aula.

Os professores terão acesso a 6 mil planos de aula multimídia de todas as disciplinas. De acordo com a Secretaria de Educação, o conteúdo proporcionará aos educadores do município diversas estratégias e dicas que os professores poderão utilizar em sala de aula.

(Marcio Moura/PMJ)