Produtores de Jacareí recebem Certificação Agroecológica

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio das secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA) e do Meio Ambiente (SMA) entregou Certificados de Transição Agroecológica para três produtores de Jacareí.

O evento realizado dia 14 de maio aconteceu nas instalações da Casa da Agricultura compartilhada com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e contou com a participação de técnicos e dirigentes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – Regional de Pindamonhangaba e da Diretoria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

As duas secretarias do Estado (SMA/SAA) se uniram à Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e ao Instituto Kairós para viabilizar a transição agroecológica, um processo de transformação do sistema produtivo convencional, que utilizam agrotóxicos e adubos químicos para uma agricultura de base ecológica nas propriedades rurais do estado de São Paulo.

O objetivo é promover a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, o uso sustentável dos recursos naturais e incrementar a produção, a oferta e o consumo de alimentos saudáveis.

Quem adere à Transição Agroecológica se compromete gradualmente a adotar práticas de conservação do solo e que aumentem a matéria orgânica, fazer o uso racional da água, realizar o manejo de pragas e doenças de forma integrada, destinar corretamente os resíduos sólidos e ainda, buscar a adequação ambiental da propriedade com a inscrição no Cadastro Ambiental Rural e adesão ao Programa de Regularização Ambiental, quando necessário.

Os produtores que conquistaram os certificados foram Elisabete Torres Lucena, Haroldo Braga e Antônio Henrique Almeida Santos (representado pela esposa Adriane Claudia Lima). Participaram da entrega oficial, Haley de Carvalho – diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural de Pindamonhangaba, José Moreno Martinez – diretor de Agricultura e Abastecimento de Jacareí e Marcos Azevedo Castro, servidor da Casa da Agricultura.

(Texto e Fotos: Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Governo do Estado de São Paulo)