Problema técnico em bomba afeta abastecimento de água em Jacareí

Escutar áudio do texto

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) já efetuou a troca do painel elétrico de uma das bombas responsáveis pela captação de água do rio Paraíba. O equipamento queimou na tarde do último sábado (7), provocando a redução do abastecimento de água em toda a região leste de Jacareí.

As manutenções foram finalizadas no domingo (08), por volta das 15h.

O presidente da autarquia, Nelson Prianti informa que não havia reserva de material para atender a emergência. “Foi efetuada a troca do painel imediatamente, mas não tínhamos materiais reservas para solucionar o problema, afetando diretamente o abastecimento de água para a população. Foi um problema ocasionado por falta de planejamento da gestão anterior”, ressalta.

A bomba de maior capacidade de fornecimento de água depende de peças para manutenção, as quais não estavam em estoque.

O SAAE já providenciou a compra de materiais reservas e irá redefinir os procedimentos adotados. A nova gestão está estudando todas as deficiências e necessidades para atender a população de forma eficaz.

Nesta segunda-feira (09), às 6h, o sistema foi aberto para normalizar o abastecimento, entretanto, apesar de solucionado o problema, o bombeamento ainda não está em sua capacidade total de produção. “O SAAE ainda não está com a produção adequada. Estamos definindo as medidas cabíveis, pois a maior bomba não está em funcionamento devido a válvula para reparo que foi solicitada em maio de 2016, mas que ainda não foi adquirida e precisa ser trocada”, afirma Prianti, que pede a colaboração da população para o uso racional e consciente da água.

O SAAE está disponibilizando caminhão pipa para atendimentos emergenciais. Para isso, o munícipe deve entrar em contato por meio do site www.saaejacarei.sp.gov.br ou do telefone 0800 7250330.

Até às 16h desta segunda-feira (09), o caminhão pipa já havia abastecido os bairros Parque Santo Antônio, Jardim Maria Amélia, Jardim Novo Amanhecer, Jardim das Oliveiras, Vila Romana, Parque dos Príncipes, Vila Santa Rita, Jardim Colinas, Jardim do Vale, Jardim Paraíso, Jardim Santa Marina, Cidade Salvador e Jardim Colônia.