Pró-Lar entrega mais uma reforma do ‘Bem Morar’

A tarde de sexta-feira (22) foi um dia especial para a aposentada Gonçalina Maria Aparecida Veloso, 80 anos, e para o filho, o servente Sidnei Veloso, 48 anos. Eles abriram as portas de casa para comemorar a conclusão da reforma que iniciou há cerca de dois meses, por meio do projeto ‘Bem Morar’ da Fundação Pró-Lar de Jacareí.

A pequena casa de três cômodos em nada lembra a construção de alguns meses atrás, com o telhado cheio de infiltração, paredes afetadas pela umidade e rede elétrica precária e com fiação exposta, além de um ‘puxadinho’ de maderite. A começar pelas paredes externas toda refeita em alvenaria e pintada de azul, cor preferida da proprietária Gonçalina Maria. No interior, de tom esverdeado, outra escolha de Gonçalina e do filho, o chão, antes improvisado por sobras de bloquetes sextavados, ganhou pisos brancos novinhos. E o banheiro, além de pisos e revestimentos, recebeu um toque decorativo com pastilhas. “Ficou uma beleza”, definiu Gonçalina.

O filho, Sidnei Veloso, que acompanhou cada detalhe da reforma, também ficou satisfeito com o resultado. “Antes era uma poeira só. Agora ficou tudo arrumadinho”, disse Veloso, que trabalhou como ajudante de pedreiro durante a reforma da casa.

A presidente da Fundação Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França, reforça que a colaboração de Veloso na obra foi fundamental para a execução da reforma: “Ter o apoio da família é muito importante. E quando alguém se dispõe a ajudar na obra, há mais agilidade na execução”.

Prevista no edital do Bem Morar, a parceria da Pró-Lar com voluntários é uma das razões para que o programa possa atender o maior número de famílias, dentro da verba disponibilizada pela Prefeitura de Jacareí.

A reforma concluída foi conferida de perto pelo prefeito Izaias Santana, acompanhado do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), entre outras autoridades, na tarde de sexta-feira (22). “O Bem Morar é um programa importante para dar mais dignidade e tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas. Vamos continuar trabalhando para atender mais famílias”, comentou o prefeito.

Programa – Lançado pela Prefeitura de Jacareí em maio de 2017, o programa Bem Morar tem o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias com problemas de insalubridade para famílias de baixa renda com até três salários mínimos. Os imóveis devem ser próprios e regularizados e possuir problemas de salubridade.

As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas, os materiais são custeados com verba da Pró-Lar. Para o programa foi destinado R$1 milhão, sendo R$10 mil por moradia. Antes de realizar a reforma, a equipe técnica da Pró-Lar visita a residência, elabora um projeto de reforma que conta com a aprovação da família.

O programa conta ainda com a parceria da ETEC INESP (Escola Técnica do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa), que a prevê assistência técnica gratuita para a elaboração de projeto e execução de reforma e capacitação técnica dos voluntários.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto Alex Brito/PMJ)