Prefeitura se reúne com DER para discutir melhorias em rodovias

Visando a agilidade na execução de serviços de sinalização e a aprovação de empreendimentos em trechos das rodovias estaduais que cortam Jacareí e que hoje funcionam como verdadeiras avenidas locais, representantes da Prefeitura de Jacareí se reuniram nesta quinta-feira (16) com funcionários da diretoria do Departamento de Estrada e Rodagem (DER).

Estavam presentes no encontro, que aconteceu no DER de São José dos Campos, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o vice-prefeito, Edgard Takashi Sasaki, os secretários de Mobilidade Urbana e Planejamento, Edinho Guedes e Rosa Kasue Saito Sasaki, o diretor do DER regional, Antônio Moreira Junior, o engenheiro do DER José Maria Jaqueta e a técnica Zina Maria Machado César.

“Esta reunião teve como objetivo ajustar os últimos detalhes técnicos dos trechos que o município deve assumir, conforme nossa solicitação feita em agosto junto a Superintendência do DER em São Paulo. Definimos que as rodovias Geraldo Scavone (SP-66) e Nilo Máximo (SP-77) receberão os primeiros Termos de Concessão de Uso”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.

Na SP-66, conhecida como ‘Estrada Velha Jacareí – São José”, compreende o trecho da rotatória da Gates até a divisa com a cidade de São José dos Campos. Já na SP-77, a solicitação para a concessão de uso corresponde ao trecho do Condomínio Coleginho até a rotatória do Jardim Paraíso.

“No momento, a prefeitura aguarda a posição da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE), que deverá autorizar o Governo do Estado a permitir que a cidade tenha autonomia de trabalho e liberdade de atuação nestes trechos das rodovias, o que hoje depende de um longo processo burocrático para que seja feita qualquer tipo de intervenção pela cidade”, completa o secretário.

Em 2016, foram registrados nos trechos das rodovias estaduais de Jacareí 25 acidentes e em 2017 até o mês de outubro, foram registrados 12 acidentes.

Crescimento – Ao longo dos anos e com o desenvolvimento de Jacareí, muitos bairros se instalaram às margens destas rodovias, o que aumentou o tráfego e levou a uma maior incidência de ciclistas e pedestres nesses locais. Com isso, uma atuação específica do município no controle e fiscalização destas áreas é necessária para garantir a segurança dos motoristas e dos munícipes, que ficam vulneráveis em alguns pontos de travessia.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto:Arquivo/PMJ)