Prefeitura retira 2.109 toneladas de lixo do Turi

Somente nos meses de junho e julho, a Prefeitura de Jacareí retirou 2.109 toneladas de resíduos do córrego do Turi e dos ‘piscinões’. Porém, este número será ainda maior, pois os serviços continuam no mês de agosto. Em junho, 1.355 toneladas de lixo foram removidas. Já em julho, o número diminuiu para 754 toneladas, devido ao grande volume de trabalho executado no mês anterior.

O serviço está sendo feito pela Secretaria de Infraestrutura, que conta com 20 caminhões, quatro escavadeiras hidráulicas e uma mini carregadeira para executar a limpeza e desassoreamento do córrego.

Foram encontrados no Turi diversos objetos, como colchões, sofás, roupas, sapatos e pneus. O secretário de Infraestrutura, Antônio Roberto Martins, informou que a limpeza beneficia a população, pois ajuda a evitar enchentes e proliferação de doenças, mas que é necessário a cooperação de todos para manter o córrego limpo.

O secretário também afirmou que, “alguns munícipes relataram que este tipo de serviço não era feito há mais ou menos 10 anos e ficaram felizes com a execução do trabalho”. Ele salientou que vai aumentar a segurança nas proximidades dos ‘piscinões’, cercando o local com arame e indicando com placas que não será permitido se aproximar da água.

Os servidores da Secretaria de Infraestrutura que trabalham na limpeza de córregos recebem o EPI (Equipamento de Proteção Individual) para executar os serviços e ainda são imunizados, por meio de vacinas, para não contrair nenhum tipo de doença.

Além do Turi e dos piscinões, a Secretaria de Infraestrutura também realiza a limpeza e desassoreamento de outros córregos do município.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)