Prefeitura realiza recapeamento da Rua Dom Pedro II

A obra foi executada no período noturno para evitar problemas no trânsito

Na noite desta terça-feira (11) foi realizado o serviço de recapeamento da Rua Dom Pedro II, no Jardim Leonídia (região central). O trabalho ocorreu no período noturno para evitar transtornos no trânsito. Antes dessa obra, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) havia trocado a tubulação de água do local.

A obra de recapeamento foi dividida em duas etapas. O segundo trecho da via será recapeado ainda no primeiro semestre deste ano. Até a próxima semana, a empresa responsável pela obra realizará a sinalização da via.

Obras de melhoria viária

A Prefeitura de Jacareí, desde 2017, tem investido na melhoria da infraestrutura viária do município, seja com obras de pavimentação, recapeamento ou implantação de cobertura asfáltica. Já são cerca de 60 vias, em diversos bairros da cidade, contempladas com estes serviços.

Além de oferecer maior fluidez no trânsito e trazer um novo visual para Jacareí, essas obras elevam a qualidade de vida dos munícipes, colocando um fim ao convívio diário com a poeira (que oferece riscos para a saúde) e a lama na frente de casa (que gera problemas de mobilidade).

Segundo dados da Secretaria de Infraestrutura, ao todo 59 vias receberam melhorias na cidade desde 2017, (destas, duas estão em execução), o que corresponde a mais de 15 quilômetros de melhorias na extensão viária do município.

“O impacto que essas obras trazem na vida da população é muito grande. Existe um ganho material, uma vez que os imóveis passam a ser mais valorizados, além de oferecer uma locomoção mais fácil para os munícipes, resultado das obras de recapeamento e, principalmente, de pavimentação”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Antônio Roberto Martins.

Ele ainda ressaltou que os serviços de pavimentação da Prefeitura de Jacareí são realizados sem a cobrança de contribuições ou carnês.

O sentimento de alívio de quem, durante anos, sentiu na pele a dificuldade de morar numa via de terra é retratado pela declaração da aposentada Josefina Maria Rosa, 70, moradora da Estrada Municipal, no Igarapés (região oeste). “Sou uma das moradoras mais antigas do bairro, cheguei aqui com treze anos. Esperei muito tempo por esse asfalto, enfrentando poeira e lama. Agora, acabaram os problemas em relação a isso, a vida é outra”, comentou.

Com mão de obra da Secretaria de Infraestrutura e serviços de empresas terceirizadas, desde 2017, foram realizadas obras de melhorias viárias (pavimentação, recapeamento e cobertura asfáltica) nos seguintes locais:

  • Jardim Panorama: Rua do Lago, Rua Serra Negra, Rua Panorama, Rua Novo Horizonte e Rua Bom Recanto
  • Bandeira Branca II: Rua Edis Rego
  • Bela Vista II: Rua Dois, Rua Quatro e Rua Seis
  • Conjunto 22 de Abril: Rua Dalton dos Santos, Rua Vinte e Sete de Maio, Rua Doze, Rua Treze de Junho, Avenida Doze de Março, Travessa 1º de Junho e Acesso 22 de Abril
  • Conjunto 1º de Maio: Avenida dos Eletricistas, Avenida dos Escultores, Avenida dos Motoristas, Rua dos Engenheiros, Rua Arlindo Aires, Rua Ezequiel da Silva e Estrada Velha
  • Santa Cruz dos Lázaros: Rua João Atílio Ferrarine, Rua Valdomiro Dantas Cortês, Rua Luciano de Toledo, Rua Getúlio Camargo
  • Jardim Nova Esperança: Rua Humberto Pellogia
  • Cidade Salvador: Rua Guaratinguetá e Avenida São Jorge
  • Santa Maria: Avenida Santa Maria
  • Centro: Rua Francisco de Lima Sobrinho, Rua Leopoldo Leite e Rua Professor Antônio Martins da Silva
  • Campo Grande: Rua Salvador Preto
  • Cidade Nova Jacareí: Avenida Diogo Fontes, R. Profª Anita de Oliveira Gomes, Viela com Rua Arthur Verdelli e Viela com Rua Lourenço Luiz
  • Jardim Paraíso: Rua Serafim Di Domenico, Rua Arthur Máximo, Rua Rogelio Silva, Rua Dr. Nelson Costa Marreli e Rua José Antônio Guedes
  • Igarapés: Estrada Municipal, Rua Tariana e Rua Potiguara
  • Parque Itamaraty: Rua Fornovo Di Taro
  • Parque Santo Antônio: Rua Carlos de Campos, Rua dos Crisântemos, Rua das Dálias e Avenida Vale do Paraíba
  • Jardim Primavera: Rua Amarílis e Rua Prímulas
  • Jardim Leonídia: Rua Dom Pedro II

 

Estão em execução os serviços de melhorias viárias (fase de fresagem), na Rua dos Ibiscos e Avenida Pedra Santa (Parque Santo Antônio).

Além disso, para o primeiro semestre deste ano, estão previstas obras de pavimentação nos bairros Bela Vista I, Jardim do Marquês e Estrada do Lagoa Azul (bloquetes) e, ainda, serviços de recapeamento e/ou cobertura asfáltica nos bairros Parque Santo Antônio, Centro, Jardim Primavera, Jardim Paraíba, Jardim Santa Maria e Vila Garcia.