Prefeitura realiza contagem volumétrica de veículos em Jacareí

A ação não é destinada para fiscalização, mas para estudos da Secretaria de Mobilidade Urbana, visando melhorias de segurança no trânsito

Com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito da cidade, a Prefeitura de Jacareí realizará, a partir desta quinta-feira (15), estudos de engenharia de tráfego com a utilização do aparelho portátil (pistola) de contagem volumétrica de veículos.

As contagens acontecerão em 50 pontos diferentes do município. As informações coletadas serão de grande importância para o planejamento do tráfego urbano, servindo como base para os projetos de engenharia de tráfego. A ação busca soluções para problemas de segurança viária, definindo inclusive a programação do tempo semafórico específico para cada horário e local.

A medição é de fundamental importância para o monitoramento e diagnósticos de ações corretivas nos diversos pontos de conflito de trânsito da cidade.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, esclarece que com esse estudo será possível aplicar medidas para melhorar a segurança viária no município, proporcionando segurança para mais de 152 mil motoristas que transitam diariamente no município.

Vale ressaltar que os equipamentos portáteis de sensoriamento de tráfego não são destinados a fiscalização, portanto, não registram infrações eventualmente cometidas pelos motoristas nestes locais em estudo”, concluiu.

Contagem – A contagem volumétrica é a coleta de dados sobre o fluxo e os tipos de veículos que trafegam nas vias municipais em locais e horários determinados.