Prefeitura realiza ação preventiva em áreas de risco

Dezoito famílias, quem viviam em áreas de risco em Jacareí, foram removidas entre quarta e sexta-feira (6 a 8). A medida faz parte de uma ação preventiva da Prefeitura com o objetivo de resguardar os moradores de possíveis deslizamentos e desmoronamentos por conta das fortes chuvas dos últimos dias.

A remoção foi feita com base em laudo da Defesa Civil de Jacareí que identificou as áreas como de risco alto e muito alto. “Todos os laudos estão embasados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicos). As áreas além de apresentar riscos de deslizamentos também abrigam minas de água, o que caracteriza área de APP (Área de Preservação Permanente)”, frisa o gerente José Donizeti Martins de Toledo.

Segundo Toledo, no total foram identificadas 25 casas, classificadas como áreas de risco, sendo que 18 com a urgência de remoção. As demais famílias serão removidas até o final do mês.

O trabalho de remoção das famílias também conta com o acompanhamento da Fundação Pró-Lar que está realizando a avaliação socioeconômica das 18 famílias, que a princípio foram para casa de parentes, para a concessão de auxílio-aluguel.

A presidente da Fundação Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França explica que a maioria das famílias removidas residia no Bela Vista I, bairro que está em processo de regularização fundiária. “Essa área já está congelada, por conta da regularização fundiária. As construções ocupadas pelas famílias removidas já foram demolidas para evitar novas ocupações”.

Fátima Rangel reforça ainda que, por conta do processo de regularização fundiária que está em andamento, já havia estudos para a remoção de famílias dessas áreas de alto risco e que as chuvas aceleraram a medida.