Prefeitura prepara os cemitérios de Jacareí para o Dia de Finados

A Prefeitura de Jacareí está preparando os dois cemitérios municipais ‘Campo da Saudade’ localizado no Avareí e ‘Jardim da Paz’ no Parque Santo Antônio, para receber os visitantes na quinta-feira (02), feriado nacional de Finados. A expectativa é que durante o dia cerca de 20 mil pessoas devam circular pelos cemitérios.

O secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos, Tau Trazzi, alerta para alguns cuidados durante a visitação. “É importante que o visitante faça uso de roupas leves, protetor solar, chapéu ou boné para se proteger do sol e consumir bastante líquido para se hidratar, caso o dia esteja quente”.

Além disso, salientou que é necessária a colaboração dos munícipes para que não levem vasos e flores de plástico aos cemitérios, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue. “Outra dica importante é que devido à grande movimentação de pessoas, é importante estar atento com bolsas e objetos de valor”, finalizou.

Manutenção – Na semana passada foi realizada a pintura completa da fachada do ‘Campo da Saudade’. Além disso, a Prefeitura tem realizado a limpeza e dedetização constante dos dois cemitérios.

Missas e Cultos – No ‘Campo da Saudade’ serão celebradas missas em quatro horários: 7h, 9h, 11h e 16h. Já no ‘Jardim da Paz’ haverá missa às 7h, 9h, 11h e 13h e ainda culto evangélico às 14h.

Mais visitados – O ‘Campo da Saudade’ foi construído em 1871 e tem 7.513 jazigos. Por ser um dos mais antigos da região, o cemitério tem alguns túmulos tradicionalmente visitados como os de Lucínio Lopes Chaves, o ‘Barão de Jacareí’, da dona de escravos “Adélia Braga de Siqueira”, do “Padre Saint Clair” e da “Menina Janaína” – que faleceu aos cinco dias de vida. O ‘Jardim da Paz’, foi construído em 1981 e possui 9.087 jazigos.

(Jader Fernandes/PMJ – Cristina Reis/PMJ)