Prefeitura oferece curso de capacitação profissional para moradores de rua

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Assistência Social promove um curso de capacitação que visa auxiliar moradores de rua no retorno ao mercado de trabalho. Recentemente a pasta realizou um mapeamento da população em situação de rua com a finalidade de levantar seus hábitos e localizações.

O curso aconteceu nesta quarta (7), e continua nos próximos dois dias, com carga horária de quatro horas diárias, na sala de treinamentos do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Todos os presentes foram selecionados pela equipe técnica da secretaria.

Os participantes poderão trocar experiências, elevar sua autoestima e ter dicas importantes quanto a entrevistas de emprego, formas de se portar e outros conteúdos que norteiem a retomada de um emprego.

Segundo a secretária de Assistência Social, a iniciativa é resultado da união das diretorias. “Esta é uma iniciativa pioneira no município, como continuação do mapeamento, ampliando o olhar para os moradores de rua. Essa é uma forma de unir as diretorias da secretaria em prol desta população”, explica.

A secretária ainda comentou que este curso de capacitação tem base no Time do Emprego, outra iniciativa oferecida pela pasta para quem busca uma posição no mercado de trabalho.

Entre os presentes no curso e usuário do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e da Casa de Passagem, Maurício Rayche já está na última fase de um processo seletivo e comenta o papel da secretaria nesse período. “Os serviços da assistência social tem contribuído muito na minha retomada de vida, procurando emprego e no meu dia a dia”, comenta.

Após o término do curso, os integrantes serão encaminhados ao Posto de Atendimento ao Trabalhador onde obterão auxílio na confecção de currículo e cadastro no banco de vagas.

 (Victor Copola/PMJ – Foto: Luiz Cepinho/PMJ)