Prefeitura segue atendendo ocorrências decorrentes das fortes chuvas em Jacareí

** dados atualizados às 9h10 de terça (10/3), com dados da Defesa Civil **

A forte chuva que caiu no início da noite de terça-feira (25/2), gerou problemas em 68 bairros da cidade (com 184 ocorrências registradas), ocasionando até aqui a interdição preventiva de 23 casas e deixando 137 pessoas desalojadas (que já foram para casas de parentes, amigos ou vizinhos) e 3 pessoas desabrigadas (atendidas pela Fundação Pró-Lar de Jacareí, por meio do aluguel social). Não houve vítimas fatais.

Segundo dados da Defesa Civil de Jacareí, a média de chuva acumulada em fevereiro de 2020 foi de 318 mm. No ano passado, nos 28 dias de fevereiro, o índice foi de 189,1 mm. “Neste ano, foram mais de 120 mm em relação a fevereiro de 2019”, compara o diretor da Defesa Civil, José Donizete Martins Toledo.

IPT – As equipes da Defesa Civil de Jacareí continuam o trabalho de monitoramento das áreas mais atingidas pelas chuvas. Na manhã de quinta-feira (27/2), a Defesa Civil Estadual e técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) estiveram na cidade para auxiliar na avaliação das áreas mais atingidas pelas chuvas da terça-feira (25). Depois de uma reunião na sede da Defesa Civil de Jacareí, as equipes vistoriaram vários pontos da cidade, como Igarapés, Bandeira Branca e região da Av. Lucas Nogueira Garcês.

O geólogo do IPT, Eduardo Macedo, explicou que os dados coletados durante a vistoria vão compor um laudo que atesta as condições das áreas avaliadas para um plano de ação do município. “Esse laudo será entregue à Defesa Civil de Jacareí, para auxiliar nas decisões da Prefeitura quanto ao atendimento dos munícipes”, disse.

Atendimento à população – Para ajudar a Defesa Civil na assistência à população atingida, a Prefeitura conta com uma força-tarefa que envolve as secretarias municipais de Segurança e Defesa do Cidadão, Assistência Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Fundação Pró-Lar e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

De acordo com o prefeito Izaias Santana, os danos materiais já estão sendo calculados para se dar assistência às famílias. Ele ressalta ainda que a cidade precisa de grandes investimentos em drenagem. “Nestes três anos (2017 a 2019), a drenagem foi uma das áreas em que mais investimos. Ainda assim, temos pontos críticos, em especial o Vila Ita II e o Veraneio Ijal. Hoje o grande desafio é a drenagem integral de toda a extensão do Córrego do Tanquinho para evitarmos de vez as inundações na Vila Ita e, também, na Diogo Fontes, que recebem o volume de águas desse córrego”.

Serviço – Em caso de rachaduras em paredes e muros, deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores, a população pode acionar a Defesa Civil no plantão 199.

Educamais – Duas unidades do EducaMais (no Centro e no São João) chegaram a ser preparadas para receber mobílias e, em caso de necessidade, as famílias atingidas pelas chuvas. As aulas nestas duas unidades foram suspensas na quinta (27/2) e na sexta (28/2).