Prefeitura lança projeto piloto de Monitoramento de Nascentes

Com o objetivo de proteger as minas de água e comemorar o Dia do Rio Paraíba do Sul, a Prefeitura de Jacareí faz o lançamento oficial do projeto piloto do programa “Renascentes”, de “Monitoramento de Nascentes”, na próxima sexta-feira (22), às 9h, em uma propriedade rural da Mata Atlântica, no bairro Parateí do Meio.
A iniciativa visa criar um instrumento de apoio à recuperação das nascentes da bacia do Rio Paraíba do Sul no município. Na implantação do programa será feito um plantio simbólico de mudas de árvores nativas nesta propriedade, no entorno das nascentes. Será realizada também, juntamente com o proprietário, a demarcação da área da bacia para o projeto. O início do plantio efetivo das mudas no local será a partir de novembro, período em que se prevê mais chuvas.
O desenvolvimento do projeto será com a parceria das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Abastecimento), SAAE, ONGs Ambientais entre outras, Clubes de Serviços como o Rotary Club (Rotary Club Jacareí, Rotary Club Jacareí Oeste, Rotary Club Jacareí Avarehy, Rotary Club Jacareí Flórida / 3 de Abril, Rotary Club Jacareí Empreendedorismo e Rotary Club Jacareí Athenas Paulista), Corredor Ecológico Vale do Paraíba, Instituições de Ensino (FATEC- Faculdade de Tecnologia Jacareí e ETEC – Escola Técnica Estadual Cônego José Bento) além do proprietário de áreas rurais onde se encontre nascentes que necessitem de recuperação e proteção, sob a supervisão do CAJ – Comitê das Aguas em Jacareí.
Na continuidade do projeto, a Diretoria de Agricultura e Abastecimento sempre fará o contato com o produtor rural e orientará sobre a necessidade de “abrir as porteiras” para o programa, como também no ato de conscientizar o proprietário para a implantação desta recuperação.
Após a formação de uma comissão entre os participantes, com a responsabilidade das visitas às nascentes previamente cadastradas, houve o consenso na escolha de uma bacia que contém três nascentes, no Sítio Nossa Senhora Aparecida, de propriedade do produtor Valdir Belato, localizada na Estrada Municipal do Remedinho (Fukoshima), 2.000, Parateí do Meio, por estar em conformidade com os requisitos da implantação do projeto piloto.
(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Cristina Reis/PMJ)