Prefeitura inicia troca de calçada do Mercado Municipal

A Prefeitura Municipal de Jacareí começou as obras para troca da calçada do Mercado Municipal (Mercadão) nesta segunda-feira (9). Os serviços englobam nivelamento e substituição do piso, com previsão de até dois meses para conclusão dos trabalhos.

Com recursos próprios da administração municipal, as obras serão realizadas em três etapas:

Primeira fase – Recuperação do calçamento da rua Amim Esper até metade da rua Frederico Ozanan.

Segunda fase – Recuperação do calçamento do trecho da rua Dr. Lúcio Malta (esta fase será feita no período noturno).

Terceira fase – Recuperação do calçamento da rua Chaquib Ahmed até a outra metade da rua Frederico Ozanan.

A obra é realizada com mão de obra de servidores da Secretaria de Infraestrutura. O trabalho conta com apoio de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e funcionários do SAAE.

INVESTIMENTO TURÍSTICO – Jacareí terá uma grande novidade: o tradicional Mercado Municipal (Mercadão) será totalmente revitalizado e modernizado e ainda receberá a construção da ‘Casa do Artesão’. Além de ser o grande referencial de comércio do município, o local é um tradicional ponto de turismo e cultura.

A boa notícia foi confirmada na manhã da última quinta-feira (05), quando o prefeito Izaias Santana (PSDB) assinou um convênio com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Por meio deste convênio será disponibilizada a verba de R$ 594 mil para a revitalização do Mercado Municipal e criação da ‘Casa do Artesão’. Até o final deste ano poderá ser utilizado 20% deste montante (primeira etapa). Em 2020 poderá ser utilizado 60% do repasse (segunda etapa), e os outros 20% serão utilizados para finalização da obra (terceira etapa).

O Conselho de Turismo de Jacareí (COMTUR) também já aprovou o projeto.

Em 2018 foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 348/17 de autoria do deputado estadual, André do Prado (PR), que classifica a cidade de Jacareí como Município de Interesse Turístico (MIT).

Na prática, a lei garante para Jacareí o selo MIT e um repasse anual de até R$ 600 mil (dependendo dos projetos aprovados, para garantir o teto do repasse), visando o investimento na área turística do município.