Prefeitura inicia trabalhos de campo no Tanquinho e Morro do Cristo

A Prefeitura de Jacareí iniciou os trabalhos de campo de elaboração dos projetos das obras de macrodrenagem do Córrego do Tanquinho e recuperação ambiental do Morro do Cristo. Esta primeira etapa de serviços também faz parte do financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) à Prefeitura de Jacareí, que vai garantir a execução do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social (PRODUS), do município.

As obras de canalização do Tanquinho serão realizadas nas imediações do bairro Vila Ita até o Rio Paraíba do Sul, em uma extensão de 2,5 km, e visam melhorar a questão das enchentes na região oeste.

A vazante do Córrego do Tanquinho, em seus últimos 2.500m é identificada como trecho crítico para o escoamento das águas pluviais, pois a calha natural é insuficiente para dar vazão às águas coletadas pelos sistemas de drenagem dos bairros lindeiros (em volta), que comumente são locais de ocorrência de enchentes, sendo necessária a sua canalização como condição para aumento da condutividade hidráulica.

Projeto – A empresa especializada responsável pela elaboração do projeto no Tanquinho é a TCRE Engenharia LTDA, com o valor total de R$ 1.146.319,24. O projeto do Tanquinho inclui a implantação do novo sistema viário de interligação das avenidas Presidente Humberto Alencar Castelo Branco e Lucas Nogueira Garcez, em uma extensão de 2,2 km; a canalização do Córrego do Tanquinho a partir do Rio Paraíba do Sul; e a construção do Parque Linear do córrego do Tanquinho, com área de 7,5 hectares, abrangendo os bairros Rio Abaixo, Jardim Terras da Conceição, Jardim Emília e Vila Ita.

O Córrego do Tanquinho é um curso d’água afluente do Rio Paraíba do Sul, cuja bacia hidrográfica está integralmente inserida no município de Jacareí. Esta bacia drena uma área de 3% do território do município e, em sua amplitude, abrange mais de 20 bairros.

Morro do Cristo – A empresa especializada para a elaboração do projeto do Morro do Cristo é a FRAL Consultoria Ltda., no valor de R$ 132.457,02. A contratação é necessária para que a recuperação ambiental de uma área de 7,2 hectares de Mata Atlântica entre os bairros Balneário Paraíba e Jardim Vista Verde, que detém grande potencial para atividades ambientais e a prática de esportes.

Os projetos das duas empresas têm prazo previsto de quatro meses, para, em seguida, iniciar a segunda fase de licitação das obras.