Prefeitura inicia “Operação Mais Mobilidade”

Garantir a convivência segura entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres e ainda diminuir os acidentes de trânsito em Jacareí, são os objetivos da “Operação Mais Mobilidade” aplicada pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. A medida que teve início na primeira semana de agosto já realizou 117 ações e segue até o final no ano.

A iniciativa consiste em acompanhar o trânsito no centro da cidade e nas regiões com movimento mais intenso com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana do município. Em alguns locais ocorrem intervenções dos agentes de trânsito com orientações aos usuários das vias.

“Este é o novo foco que estamos implementando nas ações dos agentes de trânsito em Jacareí: orientar e educar. Este trabalho faz parte do processo de implantação da Secretaria de Mobilidade Urbana e modernização da função do ‘agente de fiscalização’ para ‘agente de mobilidade’. Acreditamos que o grande desafio da nossa equipe é tornar o trânsito mais humano. A missão é facilitar a vida do munícipe e garantir o direito de ir e vir com segurança”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.

Para Alexsandro Leite de Moraes, agente de trânsito operacional há 19 anos em Jacareí, a atual administração está mudando a forma de atuar no trânsito da cidade. “Já estamos vendo a mudança acontecer. Eles nos escutam e as nossas sugestões estão sendo colocadas em prática. Além disso, estamos sendo capacitados para acompanhar a dinâmica de crescimento do município”, comenta.

“Participamos de palestras, por exemplo, de primeiro socorros e cargas perigosas. Estamos aqui para aprender e ajudar. A ‘Operação Mais Mobilidade’ é o primeiro passo para grandes mudanças que irão ocorrer”, finaliza Alexsandro.

Entre as ações por um trânsito mais seguro, a Secretaria de Mobilidade Urbana, criada em fevereiro de 2017, também tem realizado blitzes educativas. No 1º semestre de 2017 foram 146 blitzes enquanto em 2016 foram 25. “Todo nosso esforço registrou queda de 75% dos acidentes com vítimas fatais no primeiro semestre de 2017”, destaca o diretor de Trânsito, Rodrigo Hoelzle.

Confira os locais da “Operação Mais Mobilidade”:

Rua Senador Joaquim Miguel x avenida Nove de Julho, 17h às 19h;
Av. Nove de Julho x avenida Avareí, 17h às 19h;

Av. Nove de Julho x rua Lucio Malta, 17h às 19h;
Rua Lucio Malta x Rua Luiz Simon, das 17h às 19h;
Rotatória do Parque Califórnia, 7h às 8h e das 17h às 19h;
Av. Getúlio Vargas (rotatória de acesso ao Vila Branca), 7h às 8h e das 17h às 18h30.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)