Prefeitura inicia obra de conclusão da Avenida Davi Lino

Obra, que liga o centro da cidade ao Parque Meia Lua, possibilitará nova ligação a São José dos Campos e reforça caráter metropolitano das duas cidades do Vale do Paraíba

A Prefeitura de Jacareí segue com as obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), financiado com recursos do contrato de empréstimo firmado entre o município e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

A conclusão da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino é mais um trecho a receber as melhorias e trata-se de uma obra completa. Consiste na implantação de uma via que liga diretamente a região central ao bairro Parque Meia Lua, em pista dupla, com duas faixas de tráfego, duas rotatórias, ciclovia ao longo de todo o segmento, drenagem, rede elétrica subterrânea, iluminação pública em LED para garantir a segurança do pedestre, acessibilidade e piso tátil nas calçadas, paisagismo, sinalização viária, elementos de segurança e com compromisso com o meio ambiente.

Ter uma nova opção viária entre Jacareí e São José dos Campos se mostra necessária há muitos anos. Tanto que a municipalidade desapropriou uma área em 2002 para tal fim, em terreno atrás da Universidade Paulista. A ligação, partindo do centro, serve como uma opção de rota entre as cidades, sem que seja necessário acessar a via Dutra ou usar a Estrada Velha, atende aos estudantes das duas Universidades que existem na região (Unip e Univap), auxilia os trabalhadores que precisam se locomover entre os municípios todos os dias e integra o Parque Meia Lua.

Antiga reivindicação dos moradores, o Parque Meia Lua ainda não contava com uma conexão direta com a cidade, haja vista que sua localização em margem oposta da Via Dutra sempre foi um limitador para a abertura de novos viários, restando como acesso disponível os dispositivos de entrada/retorno da Rodovia.

A situação sempre foi motivo de preocupação e se mostrava dramática, especialmente quando eventos como a greve dos caminhoneiros, registrada em maio de 2018, fechou o acesso do bairro ao restante do município, impedindo o trânsito tanto de veículos de transporte coletivo e individual, quanto os destinados à prestação de serviços essenciais, como viaturas policiais, ambulâncias e coleta de lixo.

A implantação do projeto desta via fortalece o vínculo dos quase 9 mil moradores do bairro com o município, facilita o acesso aos equipamentos e serviços públicos, alivia as vias centrais e diminui, consideravelmente, o tempo de deslocamento entre regiões opostas. Além disso, uma nova rotatória no entroncamento das Avenidas Adhemar Pereira de Barros e Engenheiro Davi Monteiro Lino pretende acabar com acidentes de trânsito no local, reflexo do atual acesso.

Além da conclusão da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, estão programadas as obras de implantação da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, a duplicação da Avenida Presidente Humberto Castelo Branco, a recuperação ambiental do Morro do Cristo, entre outras.

Infraestrutura e Mobilidade – Para a correta execução da obra e visando causar o menor impacto possível aos munícipes, as Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Jacareí estão atuando conjuntamente para garantir a fluidez do trânsito, segurança viária e bom andamento dos trabalhos. Ao longo de todo o processo, eventuais fechamentos de vias e faixas, bem como alterações de rota, são acompanhados por agentes de trânsito. Informes nas redes sociais oficias da Prefeitura e através de distribuição de panfletos e cartazes comunicam previamente sobre eventuais desvios.

Cronograma – Quem passa pela região já observa o processo de recapeamento da marginal de 1,3 km localizada entre o viaduto da rodovia Presidente Dutra até o fim do bairro Parque Meia Lua. O projeto prevê também a criação de um prolongamento dessa marginal até a Avenida Malek Assad, com mais 1,45 km.

Também estão previstas a implantação de uma via simples de sentido duplo, que servirá de acesso aos bairros da região do Meia Lua e a criação de uma via estrutural, em pista dupla.  Por fim, serão implantadas novas rotatórias que possibilitarão a distribuição do tráfego para os novos sentidos criados.

Sobre o PRODUS

A pavimentação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino integra o conjunto de obras e intervenções previstas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), o qual será financiado com recursos do contrato de financiamento externo firmado entre o Município e a Corporação Andina de Fomento (CAF), num total de US$ 60 milhões.

Idealizado em três grandes eixos – sistema viário, recuperação de espaços e equipamentos públicos, e macrodrenagem – o PRODUS tem como finalidade melhorar a mobilidade urbana da cidade, aumentar a oferta de espaços públicos verdes e de lazer, requalificar espaços urbanos antes degradados e promover a macrodrenagem e urbanização do Córrego do Tanquinho.