Prefeitura inicia nesta quarta-feira (24) Programa Saúde Nota 10

Avaliações de saúde para detectar possíveis sintomas e agravos físicos em crianças de 6 a 7 anos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação iniciam nesta quarta-feira (24). São as ações da 6ª edição do programa ‘Saúde Nota 10’, que todos os anos realiza este trabalho no EducaMais Jacareí. Ao todo, esse público representa mais de 2.400 crianças.

O Programa Saúde Nota 10 é uma política pública intersetorial das Secretarias de Educação e de Saúde, em consonância com o Decreto Federal nº 6.286 de 5 de setembro de 2007, que no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde, regulamenta e institui ações de prevenção e promoção à saúde para os alunos da rede pública.

Ao considerar que estes problemas de saúde configuram obstáculos ao crescimento e ao desenvolvimento global da criança, interferindo no desempenho escolar e nos aspectos afetivos e sociais, o programa consiste, exatamente, em atividades voltadas para o público de alunos do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tais como: verificação de distúrbios de fala e alterações auditivas, identificação de doenças dermatológicas, teste de acuidade visual, avaliação odontológica e orientações de higiene bucal e alimentação saudável, avaliação antropométrica como prevenção à obesidade, leitura da carteira de vacinação e tratamento para verminose com administração do remédio Albendazol.

A implementação e execução do programa, a partir de estratégias firmadas entre a educação e os profissionais da Rede de Atenção à Saúde, tem uma metodologia que visa otimizar o tempo das avaliações e triagens, sem prejuízo na qualidade das ações.

Assim sendo, como parte integrante do currículo escolar, busca-se concentrar durante vinte dias, no Centro de Formação dos Professores Educamais Jacareí, diversos profissionais da educação e da saúde do município (Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Fonoaudiólogos, Educadores Físicos, Estagiários do Curso de Enfermagem e outros), um verdadeiro mutirão para o atendimento de todos os alunos do 1º ano, caracterizando em média de 80 a 100 alunos por turno, que são acompanhados pela equipe de professores de Educação Física das escolas, proporcionando atividades recreativas nos intervalos de um exame e outro, oportunizando dessa forma um ambiente lúdico e acolhedor, para que possam passar tranquilamente pelas estações de avaliações, o que contribui para um resultado final positivo, no que se refere às avaliações de suas condições de saúde e identificações de agravos ou doenças.

Confirma o cronograma do programa Nota 10:

– 23 a 26 de abril;

– 06 a 10 de maio;