Com o objetivo de implantar o programa de controle populacional de cães e gatos no município, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inicia nesta quarta-feira (13) um levantamento para descobrir a quantidade destes animais em domicílio e abandonados nas ruas da cidade. Será feito também o Registro Geral do Animal (RGA).
Uma primeira equipe estará atendendo o bairro 22 de Abril, na Padaria Maranata (rua 13 de Junho, 81) até o dia 20, podendo ser agendado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Segundo a gerente de Trabalho Comunitário e Proteção Animal da prefeitura, Joelma Prilips, “esse levantamento é extremamente importante, pois iremos conseguir saber quantos cães e gatos temos na cidade e quantos são castrados”.
“Além disso iremos conseguir saber quantos animais efetivamente não tem dono que vive no bairro e que são cuidados pelos moradores. O que iremos questionar para os proprietários é basicamente se são castrados e vacinados e também vamos orientar quanto a guarda responsável”, explicou.
O próximo bairro que receberá a equipe é o Primeiro de Maio. “Estamos buscando atuar nos bairros mais distantes, com maior número de animais. As ONGs são o nosso termômetro. Estamos mapeando as extremidades do município nesta primeira etapa”, informou a gerente. Em seguida será iniciado o processo de castrações destes animais.
(Marta Fernandes/PMJ-Fotos: Arquivo/PMJ)