Prefeitura inicia elaboração de projetos para expansão de ciclovias de Jacareí

O projeto de implantação do novo sistema cicloviário do município, que interligará os bairros ao Parque da Cidade, deverá ser iniciado ainda este mês. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo, concluiu os trabalhos de finalização da licitação que contrata a empresa especializada para a elaboração dos projetos funcional, básico e executivo, da expansão de ciclovias.

A nova malha cicloviária terá uma extensão de 22,1 quilômetros, nas macrorregiões do Parque Meia Lua, Jardim Esperança, Jardim do Vale, Jardim Emília, Cidade Jardim, Villa Branca e Centro. A ordem de serviço para a empresa vencedora Planservi Engenharia Ltda. será dada assim que o contrato for assinado, nas próximas semanas.

A iniciativa também faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), financiado com recursos do contrato de empréstimo firmado entre o Município de Jacareí e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) que, além de financiar a elaboração dos projetos, financiará a execução das obras.

O projeto vai contemplar os seguintes trechos:

Trecho 1 – Parque Cidade – Parque Meia Lua: Inicia no Parque da Cidade e segue pela Avenida Eng. Davi Monteiro Lino até o acesso à Avenida Getúlio Vargas, na altura do Córrego Seco. O projeto contempla a implantação de novos trechos de ciclovia e a recuperação dos segmentos existentes, bem como a revitalização da Avenida.

Trecho 2 – Parque Cidade – Lucas Nogueira Garcez: Inicia na margem direita do Rio Paraíba do Sul, onde será desenvolvido o projeto de revitalização da orla, atravessa sobre o rio, próximo à Ponte Nossa Senhora da Conceição, e segue pela Praça Independência, pela Avenida São João, e ao longo da Avenida Lucas Nogueira Garcez, até encontrar a ciclovia a ser implantada através do projeto de interligação da Avenida Castelo Branco com a Avenida Lucas Nogueira Garcez.

Trecho 3 – Parque da Cidade – Jardim do Vale: Inicia no Parque da Cidade e segue pelo Pátio dos Trilhos, pela Praça Conde Frontin, pela Avenida Orlando Hardt, ao longo de todo o Parque Linear Cassununga, no Campo Grande, até o Jardim do Vale. O projeto contempla a implantação de novos trechos de ciclovia e a recuperação dos segmentos existentes.

Trecho 4 – Parque da Cidade – Vila Branca: Inicia no cruzamento da Rua Moisés Ruston com a Avenida Siqueira Campos, seguindo por ela até a SP-066 Rodovia Geraldo Scavone, onde percorre toda a extensão até a Avenida das Letras, no bairro Villa Branca.

Trecho 5 – Av. Major Acácio – Jardim Emília: Inicia na margem direita do Rio Paraíba do Sul, onde será desenvolvido o projeto de revitalização da orla, atravessa sobre o rio próximo à Ponte Nossa Senhora do Rosário, e segue pela Avenida Pensilvânia, até encontrar a ciclovia a ser implantada através do projeto de duplicação da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco.

Trecho 6 – Av. Major Acácio – Parque do Morro do Cristo: Inicia na margem direita do Rio Paraíba do Sul, onde será desenvolvido o projeto de revitalização da orla, atravessa sobre o rio em nova passarela até a margem esquerda, na altura da Avenida Carlos Frederico Werneck Lacerda, no bairro Cidade Jardim, e segue por ela até Rua Helgoland, e ao longo dela, até o Parque do Morro do Cristo.

Status do Projeto – Todos os estudos preliminares já foram realizados para a elaboração do projeto que será desenvolvido. A licença ambiental será obtida após as definições deste projeto. Este novo sistema cicloviário de interligação das macrorregiões do município ao Parque da Cidade deverá integrar as regiões leste, oeste, norte e sul ao centro da cidade, fazendo a conexão entre os parques existentes e os que serão implantados.

Outros locais também serão beneficiados, como o Terminal Rodoviário, o EducaMais Jacareí, as áreas de produção fabril, centros comerciais e equipamentos urbanos. O objetivo da Administração Municipal é proporcionar à população, uma infraestrutura de transporte sustentável, estimulando o deslocamento através de rotas seguras e apropriadas, eliminando ao máximo os conflitos entre pedestres, ciclistas e veículos motorizados.

Legenda: Imagens dos trajetos do projeto da malha cicloviária (clique nas imagens para ampliá-las)