Prefeitura inaugura ciclofaixa neste sábado (23)

Ampliar os espaços dedicados aos ciclistas e democratizar os locais de lazer. Estes são alguns dos objetivos da Prefeitura de Jacareí com a inauguração da nova ciclofaixa. O equipamento, com 6 km de extensão, liga os bairros Jardim Paraíso e Maria Amélia ao Parque da Cidade, região central da cidade.

A cerimônia de entrega será realizada neste sábado (23), às 9h, no Educamais Jardim Paraíso e faz parte da programação da “Virada da Mobilidade” – Semana Nacional de Trânsito, coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Estarão presentes o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes e outras autoridades municipais, além de moradores dos bairros contemplados e adjacências.

A construção deste trecho da ciclofaixa foi garantida por meio de uma emenda parlamentar de abril de 2015, no valor de R$ 245.850,00 assinada pelo deputado federal, Paulo Teixeira (PT).

O prefeito Izaias Santana agradeceu o empenho do deputado Paulo Teixeira, que destinou a verba do orçamento da União e ressaltou a importância do novo trecho. “É importante organizar o uso do espaço entre pedestre, ciclista e veículos para promover a humanização do trânsito”, disse.

“A implantação do novo trecho da ciclofaixa é uma medida importante para a promoção da mobilidade, contribuindo para a sustentabilidade da cidade, diminuindo o fluxo de veículos e a redução da emissão de poluentes”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.

Campanhas de conscientização do trânsito também estão sendo aplicadas desde o início do ano, já foram mais de 150 blitzes educativas em toda a cidade. O objetivo é estimular a relação entre os usuários dos vários modais de transporte; pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, se respeitando mutuamente e contribuindo com um trânsito mais seguro.

A ciclofaixa compreende as seguintes vias: ruas Lourenço Nogueira (Educamais Jardim Paraíso), Hilário Villar, Reynaldo Gonçalves Acessor e rua Pedro Gonçalves até a rodovia Nilo Máximo onde se encontra com a rua José Teodoro de Siqueira. Segue pelas ruas Teodósio de Bragança, Moisés Ruston e José Benedito Duarte cruzando com a avenida Santa Maria, encontrando com a ciclovia já existente, as margens da avenida Engenheiro David Monteiro Lino, no Parque da Cidade.

Com a inauguração dos 6 km da ciclofaixa, Jacareí passará a contar com 8 Km de ciclovia. A estimativa é ampliar para 18 km até o final de 2020.

Plano Cicloviário Municipal – A Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu a 1ª Audiência Pública sobre o plano cicloviário nessa quarta-feira, dia 19. O diálogo participativo vai definir com a população quais serão os futuros trechos da malha cicloviária de Jacareí. O próximo encontro será dia 16 de outubro, às 19h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Jacareí (rua Antônio Fogaça de Almeida, S/N), no Jardim Elza Maria.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)