Prefeitura finaliza troca de piso da calçada do Mercado Municipal

A Prefeitura Municipal de Jacareí finalizou as obras para troca da calçada do Mercado Municipal (Mercadão). Os serviços englobaram nivelamento e substituição do piso.

Com recursos próprios da administração municipal, as obras foram realizadas em três etapas:

– Primeira fase: Recuperação do calçamento da rua Amim Esper até metade da rua Frederico Ozanan.

– Segunda fase: Recuperação do calçamento do trecho da rua Dr. Lúcio Malta.

– Terceira fase: Recuperação do calçamento da rua Chaquib Ahmed até a outra metade da rua Frederico Ozanan.

ACESSIBILIDADE – Com o nivelamento e substituição do piso e rampa de acesso, também será assegurada a acessibilidade do local, já que agora, a recuperação do calçamento garante fácil acesso e segurança aos pedestres e pessoas com deficiência física que por ali circulam.

A mãe da pequena Maria Luiza, que ainda anda pela cidade dentro do carrinho, afirmou que melhorou muito a nova calçada. “O piso não está escorregadio e para nós, que somos mães, aumenta a segurança dos pais e das crianças”, compartilha Helena Luz dos Reis, moradora do Jardim Paraíba.

Os comerciantes também comemoram a maior acessibilidade. Rita de Cássia, comerciante do Mercado Municipal há mais de 30 anos elogiou a funcionalidade do calçamento. “Eu mesmo já escorreguei e tropecei com a falta de estrutura do antigo piso. Agora está bem funcional, não escorrega, não encharca com a chuva e proporciona mais segurança a todos”, disse.

INVESTIMENTO TURÍSTICO – Jacareí terá uma grande novidade: o tradicional Mercado Municipal (Mercadão) será totalmente revitalizado e modernizado e ainda receberá a construção da ‘Casa do Artesão’. Além de ser o grande referencial de comércio do município, o local é um tradicional ponto de turismo e cultura.

Por meio deste convênio será disponibilizada a verba de R$ 594 mil para a revitalização do Mercado Municipal e criação da ‘Casa do Artesão’. Até o final deste ano poderá ser utilizado 20% deste montante (primeira etapa). Em 2020 poderá ser utilizado 60% do repasse (segunda etapa), e os outros 20% serão utilizados para finalização da obra (terceira etapa).

Vale lembrar que, em 2018, foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 348/17 de autoria do deputado estadual, André do Prado (PR), que classifica a cidade de Jacareí como Município de Interesse Turístico (MIT).

Na prática, a lei garante para Jacareí o selo MIT e um repasse anual de até R$ 600 mil (dependendo dos projetos aprovados, para garantir o teto do repasse), visando o investimento na área turística do município.