Prefeitura exige comprovante de residência em Jacareí para receber vacina da Febre Amarela

Escutar áudio do texto

A partir desta sexta-feira (19), as pessoas que precisam receber a vacina da Febre Amarela em Jacareí deverão apresentar nas Unidades de Saúde comprovante de residência em Jacareí, além de documento com foto ou cartão SUS.

Devem procurar as unidades de vacinação apenas as pessoas que viajarão para áreas consideradas de risco e aqueles que moram ou trabalham na zona rural da cidade.

A medida foi tomada após a constatação de que um grande número de munícipes de outras cidades estava se dirigindo aos postos para se vacinar, prejudicando a estratégia de imunização do público prioritário.

As pessoas que não pertencem a esse grupo e residem na área urbana, por sua vez, devem aguardar futuras orientações da Secretaria de Saúde de Jacareí sobre a aplicação da vacina.

É importante respeitarmos as fases da campanha e a preferência dos grupos prioritários. No momento que uma pessoa que não faz parte desses grupos procura uma Unidade para receber a vacina, estará tirando o direito de quem mais precisa se imunizar, deixando o outro vulnerável a uma possível contaminação. Temos que ser responsáveis neste momento”, orienta Ricardo Buchaul, diretor de Vigilância à Saúde.

Jacareí não registrou até o momento nenhum caso de Febre Amarela. A ação preventiva tem como foco prevenir o risco de pessoas se contaminarem com a Febre Amarela silvestre. Não há registro de Febre Amarela urbana desde a década de 1940. “Se as pessoas das áreas de risco estiverem imunizadas, as chances do vírus chegar à área urbana é ainda menor”, reforça Buchaul.

Quem já tomou a vacina da Febre Amarela está protegido contra a doença pelo resto da vida.

Prioridade – O público considerado prioritário em Jacareí é constituído pelas pessoas que pretendem viajar para uma área de risco ou para o exterior, além das pessoas que moram ou trabalham na zona rural da cidade.

Para as pessoas que vão viajar, as vacinas são disponibilizadas nos seguintes dias e unidades, sempre das 8h às 16h: Segunda-feira – UMSF Parque Brasil;  Terça-feira – UBS Santa Cruz dos Lázaros; Quarta-feira – UBS Parque Santo Antonio; Quinta- feira – UMSF Jardim das Indústrias; Sexta-feira – UMSF Parque Meia-Lua.

Para os munícipes que são atendidos e/ou habitam a região das unidades de saúde do Igarapés, Pagador Andrade, Jardim do Vale, São Silvestre, Bandeira Branca, Jardim Yolanda e Santo Antonio da Boa Vista, a recomendação é que todos se dirijam ao respectivo posto de saúde para receberem a vacina. Os documentos exigidos são um documento com foto ou cartão SUS e comprovante de residência em Jacareí.

 

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)