Prefeitura entrega selo EcoMOTOR para empresa automotiva

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entregou na sessão de Câmara da última quarta-feira (19), o Selo Ecomotor 2020, para a empresa Auto Shopping Jacareí. O selo é um tipo de adesão que as empresas que revendem carros fazem junto à Secretaria.

A Lei que criou o selo dispõe que a empresa doe uma árvore para cada três veículos vendidos. Para ter direito ao selo deve doar no mínimo 300 árvores por ano. A empresa Auto Shopping doou 480 árvores como compensação de 2019.

Sobre a premiação, a secretária Rossana Vasques afirma: “a pauta ambiental está mais em alta do que nunca. Hoje já discutimos amplamente sobre a qualidade de vida dos humanos, do bem-estar dos animais e da conservação do meio ambiente”.

“Assim, a soma destes três itens nos remetem à busca pelo bem-viver de toda a sociedade, através de atitudes sustentáveis. Quando falamos sobre veículos automotores, verificamos que apesar de toda a tecnologia envolvida no processo de fabricação, os veículos movidos a combustão ainda são um dos grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa, pela emissão do CO2”, ressaltou.

Rossana garante que, embora sejam alternativas, em boa parte das situações, sustentáveis, “os carros elétricos ainda estão engatinhando no Brasil”. E acrescenta: “dependendo da matriz energética da região, a eletrificação não necessariamente é uma saída viável”.

A secretária afirma, ainda, que, “para ter uma ação efetiva em prol do meio ambiente, enquanto não encontramos outras alternativas mais sustentáveis para nossa locomoção, pensamos em quais ações podemos tomar para reduzir o impacto ambiental do seu automóvel movido a combustão. ”

Uma dessas ações foi o Selo Ecomotor, criado em 2013 para as empresas que comercializam veículos e sejam conscientes e responsáveis pelo meio ambiente, para que possam compensar este dano através da doação de árvores a serem plantadas em nossa cidade.

CONVITE – Foram convidadas mais de 35 empresas, porém a adesão foi muito pequena. “O que demonstra não somente a falta de preocupação com a conservação do meio ambiente, mas também a falta de responsabilidade social e ambiental com nossa cidade”, disse a secretária.

O Selo Ecomotor foi criado no município para ser concedido anualmente às concessionárias e revendedoras de automóveis e motocicletas instaladas no município, na comercialização de veículos novos, que executarem compensação ambiental.