Prefeitura encerra audiências públicas do Plano Diretor na Câmara Municipal

A Prefeitura de Jacareí concluiu, nesta terça-feira (30), o ciclo de audiências públicas para discussão da revisão do projeto de lei do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do município. Mais de cem pessoas participaram do evento, que foi realizado na Câmara Municipal (região central). A audiência pública contou com a presença de munícipes, secretários, vereadores e do vice-prefeito, Edgard Sasaki.

Os munícipes presentes participaram do evento dando sugestões e realizando questionamentos para os representantes da administração, principalmente, sobre os temas de infraestrutura, mobilidade urbana e meio ambiente. Os servidores da prefeitura responderam as dúvidas e registraram as recomendações.

Entre os questionamentos, moradores da região leste cobraram no localidade, com prioridade em obras de infraestrutura e melhorias no setor viário. A secretária de Planejamento, Rosa Sasaki, informou que o Plano Diretor pretende melhorar e organizar a cidade como um todo, relembrou as melhorias que já aconteceram na região, como a instalação das creches ‘Santa Paula’ e ‘Villa Branca’. Além disso, esclareceu as melhorias que serão realizadas futuramente na região.

A Prefeitura Municipal de Jacareí realizou o ciclo de audiências públicas do Plano Diretor em diversas regiões da cidade, visando a atualização da lei. A programação seguiu o seguinte roteiro:

09/10 – Região Oeste – EMEF Prof.ª Maria Regina Cachuté

16/10 – Região Leste – EMEI Prof. Antônio Lellis Vieira

18/10 – Região Sul – EducaMais Jardim Paraíso

20/10 – Rural Sul – EMEIF Prof. Jorge Vieira da Silva

23/10 – Rural Norte – EMEIF Prof. Tarcísio Francisco Barbosa

25/10 – Região Central – EMEF Barão de Jacareí

27/10 – Região Norte – EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira da Silva Santos

30/10 – Região Central – Câmara de Vereadores

Plano Diretor – O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é a lei municipal que orienta como a cidade vai crescer, incluindo o seu desenvolvimento social, econômico e ambiental, de maneira equilibrada e sempre considerando as necessidades e desejos dos cidadãos. O objetivo é garantir o bem-estar da população em sua moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, qualidade ambiental, cultura, entre outros.

Como a cidade e as pessoas que nela habitam estão sempre mudando e se desenvolvendo, é necessário também que a lei do Plano Diretor seja revista periodicamente, com o objetivo de readequar as propostas às novas realidades.

Essa revisão é um compromisso coletivo que deve ser firmado entre o Poder Público (Prefeitura), a população e o setor privado (as empresas, entidades de maneira geral), que desejam melhorias para os bairros, regiões e a cidade como um todo.

(Jader Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)