Prefeitura e Ministério Público debatem sobre enfrentamento da violência doméstica familiar

Evento reuniu mais de 550 pessoas entre autoridades locais, promotores de Justiça, juízes, servidores e sociedade civil

Cinco mulheres são espancadas a cada dez minutos no Brasil. Uma mulher é estuprada a cada um minuto. Um feminicídio a cada 90 minutos. São mais de 179 relatos de agressão por dia.

É a partir destes dados que, na manhã desta quinta-feira (9), no EducaMais Jacareí, representantes da Prefeitura Municipal e do Ministério Público se reuniram para um ciclo de palestras voltado a debater o papel do Poder Público e da sociedade na violência doméstica.

Ao todo, foram mais de 550 pessoas presentes no evento, entre eles o prefeito Izaias Santana, secretários e vereadores, representantes dos conselhos da Mulher, da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e do Idoso, além da rede protetiva, defensores públicos, magistrados e promotores.

Em sua palestra, a promotora de Justiça Renata Rivitti comentou que “Jacareí possui uma rede protetiva muito eficiente, que vai a campo, focada em pensar no bem-estar da população”.

Foram abordados ainda, no decorrer do evento, as relações e violência de gênero, modelo de atuação criminal, violência doméstica e sexual, atenção à saúde da mulher e o papel transformador da educação.

Lei Maria da Penha: Dia 7 de agosto é comemorada a criação da lei Maria da Penha. Nesses 12 anos, muitos avanços foram obtidos no combate a violência doméstica no âmbito federal, estadual e municipal. Razão pelo qual o Ministério Público se uniu a Prefeitura de Jacareí para sensibilizar, educar e capacitar sobre o tema.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)