Prefeitura divulga ‘destino’ dos R$ 10 milhões ofertados pelo Banco Santander

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana reuniu vereadores, secretários municipais e representantes de entidades, na tarde desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, para divulgar o ‘destino’ dos R$ 10. 742.858,10 provenientes do Banco Santander.

No último mês, o Santander venceu o pregão para ser o banco oficial do servidores públicos municipais da Prefeitura de Jacareí por mais 60 meses e o valor é referente a oferta da instituição para gerenciar as contas dos funcionários.

Do montante, R$ 3, 8 mi serão destinados para a área da saúde do município, com o objetivo de diminuir a fila de espera para a realização de exames e cirurgias eletivas (especialidades).

Outros R$ 3 milhões serão investidos na licença prêmio dos servidores municipais. “Nada mais justo que parte deste dinheiro, vindo das contas dos servidores, seja destinado para eles”, afirma o prefeito de Jacareí, Izaias Santana.

Segundo o prefeito, a intenção é zerar a demanda da licença prêmio até o final de 2020.

A área social do município receberá R$ 3 milhões, sendo R$ 1 milhão para entidades assistenciais de Jacareí, R$ 1 milhão para o Banco do Povo e R$ 1 milhão para um programa de moradia para a população de baixa renda, por meio da Fundação Pró-lar.

As entidades contempladas serão definidas pelo Conselho de Assistência Social que deverá se reunir nos próximos dias. A forma de utilização do recurso ficará à critério de cada uma delas. “Poderá ser para pagamento de dívidas, para compra de equipamentos ou materiais. Cada entidade sabe da sua realidade e, por isso, não devemos indicar para onde esse dinheiro será utilizado”, justifica o prefeito.

Para o Banco do Povo, o objetivo é fomentar a economia local e ajudar àqueles que estão fora do mercado de trabalho.

Já o programa de moradia, que está sendo estruturado pela administração municipal, irá envolver construtoras, entidades e igrejas em uma ‘espécie’ de mutirão da solidariedade para a reforma de residências de famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social e Cidadania e assistidas pelas equipes do Programa Saúde da Família. A prioridade será dada aos idosos e viúvas. “Já existem vários projetos desse tipo no Brasil que deram certo. Os voluntários que irão ajudar nas reformas serão recrutadas por entidades e igrejas da cidade”.

Por fim, R$ 1,7 mi serão investidos na compra de câmeras de vídeo que farão o monitoramento de parte da cidade.

No mês de abril, a Prefeitura de Jacareí irá assinar um convênio com o Estado para a implantação do ‘Detecta’ – um programa de monitoramento inteligente que auxiliará o município nas ações de segurança.

Os R$ 10. 742.858,10 estará disponível aos cofres públicos nesta sexta-feira (24).

(Carolina Xavier e Guilherme Mendicelli/PMJ / Foto: Luiz Cepinho)