Prefeitura de Jacareí lança plataforma da Ouvidoria do Município

A Prefeitura de Jacareí, disponibilizou nesta quarta-feira (26), a plataforma online da Ouvidoria Municipal de Jacareí (www.jacarei.sp.gov.br/ouvidoria). Trata-se de um canal de comunicação que pretende facilitar a interação entre o cidadão e a administração municipal e receber sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre os serviços municipais.

O que antes era disponível pelo telefone ou pessoalmente, agora pode ser feito facilmente através do computador ou smartphone, o que, além de mais agilidade, oferece sigilo e praticidade no momento de realizar uma denúncia sobre possíveis irregularidades, reclamar de algum serviço público, fazer uma solicitação ou sugestão de melhorias para os bairros ou até mesmo realizar um elogio.

É uma ferramenta que torna mais transparente e facilita a interação entre prefeitura e cidadão. Queremos governar a cidade junto com quem vive nela”, afirma Celso Florêncio, secretário de Governo.

Por exemplo, se o munícipe for à Unidade Básica de Saúde e identificar que o médico de plantão não está cumprindo os horários previstos, se um servidor perceber que outro servidor apresenta algum desvio de conduta ou ato de corrupção, se uma rua estiver esburacada precisando de manutenção ou a necessidade de uma praça pública que precisa ser capinada, todas essas situações agora podem ser encaminhadas diretamente através da página da ouvidoria.

O órgão receberá as demandas e ficará responsável por encaminhá-las aos setores responsáveis para apuração e definição das ações corretivas, caso comprovado a necessidade. Já as reclamações relacionadas a manutenção da cidade serão encaminhadas ao AtendeBem.

A criação da página da Ouvidoria no site da Prefeitura é mais uma ação que contribui com a democratização dos meios de participação popular no acompanhamento e fiscalização dos serviços públicos municipais.

Nos primeiros meses do ano, também foi criado a Diretoria de Governança e Transparência, além das ações da Secretaria de Governo como o ‘Planeja Jacareí’, que visita e se reúne com a população dos bairros para colher reivindicações e sugestões sobre as principais necessidades da comunidade.

Para o secretário de Governo, “essa é mais uma das ações que tem como objetivo fazer com que o processo democrático se estenda para além do processo eleitoral. Para que além de escolher seus representantes, a população tenha canais para fiscalizá-los e se manifestar de forma efetiva”.

É possível acessar o site da ouvidoria de Jacareí através do link www.jacarei.sp.gov.br/ouvidoria

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto Luiz Cepinho/PMJ)