Prefeitura de Jacareí intensifica ações sociais com objetivo de alcançar toda a população em situação de vulnerabilidade

Central de Arrecadação, Drive Thru solidário, coleta itinerante e outras ações sociais visam a arrecadação de alimentos para a entrega de cestas básicas

Alcançar os mais necessitados com o direito primordial do ser humano: alimentação. Essa é a missão da ação social da Prefeitura de Jacareí, em parceria com todas as secretarias da gestão, durante o período de quarentena para combate do novo Coronavírus (COVID-19). Há duas semanas, o Educamais Centro transformou-se em uma Central de Arrecadação para o recebimento e distribuição de mantimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Até a tarde desta quinta-feira (23), foram arrecadadas mais de 9,5 toneladas de alimentos. Os mantimentos estão sendo destinados aos acompanhados pelos serviços da Secretaria de Assistência Social, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e população de rua.

Além disso, as demais famílias da cidade que estiverem passando necessidade podem se cadastrar por meio dos telefones 156 ou 0800 163010. Só pelo telefone, foram registrados cerca de 1.500 cadastros até aqui. A ligação é gratuita e pode ser realizada das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Os dados cadastrados são analisados e a entrega dos itens está sob coordenação da Secretaria de Assistência Social, conforme a demanda de cada região.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jacareí, Benedicta Peixoto do Nascimento, pontua a importância dos munícipes em se mostrarem dispostos para ajudar quem mais precisa.

“Estamos contentes com os mantimentos que recebemos até aqui. Esperamos que a solidariedade continue prevalecendo e que este número de alimentos arrecadados cresça ainda mais. O nosso objetivo é alcançar toda a população que precisa, mais do que nunca, desse gesto de ajuda ao próximo”, compartilhou.

Doações – Para a população que tenha interesse em auxiliar o Poder Público nesta campanha das cestas básicas, a Prefeitura de Jacareí criou uma Central de Arrecadação, localizada no EducaMais Centro, na rua Ramira Cabral, nº 135. Os atendimentos também são das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Drive Thru Solidário – E para facilitar ainda mais as doações, a Secretaria de Esportes de Jacareí auxiliou na criação de um Drive Thru solidário. As equipes da secretaria receberam doações no estacionamento do EducaMais Jardim Paraíso na última quarta-feira (22) e nesta quinta-feira (23). Já na sexta-feira (24), é a vez do Jardim Flórida, na Avenida Pensilvânia, em frente à Liga de Futebol Amador, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

No Parque da Cidade, das 16h às 19h, até sexta-feira (24), equipes da Prefeitura também estão recebendo mantimentos no mesmo sistema Drive Thru, visando aumentar ainda mais a participação popular e, assim, poder atender o máximo de famílias.

O morador do Jardim Paraíso, Neds Batista, foi até o Educamais do bairro para realizar a doação. Sem sair do carro, seguindo todas as orientações de prevenção ao novo Coronavírus, não deixou de compartilhar a intenção de ajudar o próximo. “A sensação de contribuir para quem precisa é muito boa. Se cada um fizer o mínimo, já vai fazer muita diferença”, disse.

Se o munícipe não puder participar dessas opções e ainda quiser doar, basta ligar no número 156, escolher a opção 4, e agendar a coleta itinerante. Dessa forma, uma equipe da Prefeitura de Jacareí irá até a residência da pessoa para recolher a doação.

No último sábado (18), foi realizada também uma ação de doação na rede de supermercado Shibata, em Jacareí, em parceria com a Secretaria de Educação. As equipes da pasta estiveram em algumas unidades da rede para receber os mantimentos. Juntamente com o espaço de arrecadação, alguns integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí se apresentaram para a população. Foram arrecadadas mais de 2 toneladas de alimentos nesta ação.

O que doar? – As doações podem ser de arroz branco tipo 1 (pacote de 5kg), feijão tipo 1 (pacote de 1kg), açúcar (pacote de 1kg), café em pó (pacote de 500g), óleo de soja (900ml), macarrão (pacote de 500g), fubá (pacote de 1kg), extrato de tomate (embalagem de no mínimo 140g), tempero alho e sal (embalagem de no mínimo 300g), leite em pó integral (pacote de no mínimo 400g), bolacha maisena (pacote 200g), goiabada em barra (pacote 300g) e farinha de trigo tipo 1 (pacote de 1kg).

Caso a opção seja em dinheiro, a pessoa pode depositar a quantia que desejar pela conta do Banco Santander, agência 0190, conta corrente 45.000.137-4, em nome do Fundo Social de Solidariedade de Jacareí.

Entregas – No último feriado prolongado, a Secretaria de Assistência Social iniciou a entrega das cestas para os acompanhados das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). No sábado (18) foram entregues os alimentos na região leste, domingo (19) nas regiões norte e centro e, na segunda-feira (20), nas regiões sul e oeste.

Os espaços das entidades parceiras, como CEPAC, Viva Boa Vista, Centro de Convivência do Idoso Viva Vida, Núcleo de Convivência do Parque Meia Lua e Educamais São João foram usados como ponto de entrega.