Prefeitura de Jacareí inicia licitação para a contratação de Merenda Escolar

Dispor de uma alimentação saudável, que contribua para as necessidades fisiológicas dos alunos, garantindo a melhoria do desempenho escolar.

Com esse objetivo, a Prefeitura de Jacareí, anunciou nesta terça-feira (24), o início do processo de licitação para a contratação de empresa para a prestação de serviços de preparo e distribuição de merenda escolar, com fornecimento de todos os insumos.

Com a licitação, a administração municipal garantirá o serviço prestado as escolas da rede pública municipal, entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Educação e, ainda, alimentação às pessoas atendidas nos acolhimentos e nas entidades conveniadas com a Secretaria de Assistência Social, com a prestação de serviços de preparo e distribuição de merenda escolar, visando o atendimento de qualidade ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com a Secretaria de Educação, o cardápio do novo edital foi inteiramente elaborado pela equipe de nutricionistas da secretaria, seguindo todas as regras do PNAE e buscando a melhoria na qualidade da alimentação oferecida, qualificando as mercadorias e produtos e eliminando todo tipo de produtos e insumos nocivos à saúde das crianças, como por exemplo, frituras e embutidos.

O cardápio inclui para o Berçário I: Desjejum + Colação + Almoço + Lanche + Jantar = 1 Cardápio; Berçário II e III, Maternal (Integral): Desjejum + Almoço + Lanche + Jantar = 1 Cardápio; Maternal (Parcial): Lanche + Almoço = 1 Cardápio; Acolhimento Adolescente: Desjejum + Almoço + Lanche + Jantar + Ceia = 1 Cardápio. Para a Educação Especial, EJA (Educação de Jovens e Adultos), EMEI, EMEF (Parcial ou Integral), Refeição = 1 Refeição, Suco/Sobremesa e Lanche.

Melhoramos toda a parte nutricional da alimentação oferecida e as dividimos em categorias etárias, de modo que as crianças recebam os alimentos direcionados a suas realidades, tudo pensado no bem-estar de nossos alunos”, enfatiza a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Adequações – Para os berçários I, II e II foram aumentadas as divisões etárias e paralelo a isso, a inclusão da suplementação alimentar. Além disso, para garantir a qualidade do serviço, a Secretaria de Educação nomeou servidores que passarão pelas unidades escolares fiscalizando a execução do serviço, garantindo assim a qualidade do que é oferecido. “Com essa medida garantiremos que seja entregue aquilo que foi acordado, de forma que a prestação de serviços não oscile em sua qualidade”, destaca Maria Thereza.

De acordo com a pasta, 30% do orçamento deve ser investido na Agricultura Familiar, uma orientação do PNAE e que começará a ser colocada em prática no município. “Além de fomentarmos a movimentação da agricultura na região, trabalharemos assim, com produtos orgânicos e menos industrializados”, analisa a secretária.

Para ter acesso ao Boletim Oficial do município, os interessados podem retirá-lo gratuitamente na Gerência de Atendimento ao Cidadão (Protocolo – “Atende Bem”) da Prefeitura Municipal, ou acessá-lo através do site da prefeitura: https://www.jacarei.sp.gov.br.

Serviço:
Protocolo – “Atende Bem”
Praça dos Três Poderes, 73 – Centro.

(Marcio Moura/PMJ – Foto:Alex Brito/PMJ)