Prefeitura de Jacareí inaugura duas creches na cidade

As unidades garantirão juntas 330 vagas aos alunos de Jacareí

Na manhã do próximo dia 24, a Prefeitura de Jacareí inaugura duas novas creches que garantirão 330 vagas aos alunos da cidade. As unidades localizadas nos bairros Vila Branca e Jardim Santa Paula, suprirão uma importante fatia no quesito vagas escolares.

De acordo com a Secretaria de Educação, as unidades inauguradas foram projetadas e construídas para garantir a excelência no desenvolvimento educacional do município.

A unidade Vila Branca, responsável por abrigar 180 vagas, teve um investimento de R$ R$ 1.750.000,00, atendendo o padrão FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), e conta com sete salas de aula, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação.

Já a unidade Santa Paula, responsável por abrigar 150 vagas, teve o investimento de R$ 1.500.000,00, atendendo o padrão tipo II do (FNDE) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. As instalações contarão com cinco salas de aula, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação.

Em ambas as unidades, serão atendidos alunos do Berçário I (nascidos de abril de 2017 a data atual), Berçário II (nascidos de abril de 2016 a março de 2017), Berçário III (nascidos de abril de 2015 a março de 2016) e Maternal (nascidos de abril de 2014 a março de 2015).

De acordo com o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, “Essa é uma importante etapa para o cumprimento de um dos grandes compromissos do governo que é antecipar em seis anos o que está no Plano Municipal de Educação para o ano de 2025. Em 2019 cumpriremos o que está no plano municipal no tocante a oferta de creches para as crianças do município”, declara.

Já a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, destacou o compromisso da atual administração com a educação em Jacareí: O compromisso com a educação no município é levado a sério. Tudo começa na primeira infância e precisamos garantir esse direito com comprometimento e responsabilidade. Priorizamos sempre a meta da excelência no atendimento às nossas crianças, futuros pais de famílias, trabalhadores e gestores de Jacareí do amanhã”, enfatizou.

Outras unidades – Ainda para 2018 estão previstas a entrega de outras três unidades. As creches nos bairros Parque dos Príncipes, Jardim Santa Marina e Jardim Colônia atenderão a 150 crianças cada. Com um investimento de R$ 1.310.175,21, R$1.302.126,53 e R$ 1.617.316,20, respectivamente.

Já para 2019, a Prefeitura de Jacareí, cumprindo o proposto no Plano Municipal de Educação, entregará outras três unidades, localizadas na região central da cidade, próxima ao Parque da Cidade, no bairro Jardim Maria Amélia e Parque Imperial, atendendo a 180 vagas cada, com um valor investido de R$ 3.642.197,75, R$ 3.677.992,84 e R$ 4.438.237,83, respectivamente. Todas as unidades seguem o padrão (FNDE), formados por cinco salas de aula, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação. A previsão de entrega das unidades é para o ano de 2019.

Já a creche do distrito do Parque Meia-Lua, atenderá a 400 crianças e seu projeto segue em fase de finalização.

(Marcio Moura/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)