Prefeitura de Jacareí inaugura ala infantil de nova UPA

No dia 3 de abril, data em que a cidade de Jacareí comemora 365 anos, às 10h, a Prefeitura promoverá cerimônia de inauguração da ala infantil da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dr. Thelmo de Almeida Cruz”, que começará o atendimento à população no dia 4.

A nova UPA está localizada na avenida Davi Lino, próximo ao Parque da Cidade, e funcionará 24 horas por dia, oferecendo serviços de pronto atendimento médico e emergência em pediatria (crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias). Futuramente, a administração pretende expandir para o atendimento adulto.

Com isso, será desativada a UPA Infantil da avenida Senador Joaquim Miguel Martins de Siqueira, na região central. A equipe da Secretaria de Saúde ainda estuda o que fará com o prédio, que deverá ser um novo aparelho de saúde do município.

A nova UPA será administrada pela Organização Social (OS) Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que venceu chamamento público e fará gestão plena da unidade, sendo responsável por toda gestão de funcionários, contratação de médicos, manutenção de equipamentos, compra de materiais e medicamentos e todas as outras necessidades para oferecer um atendimento de qualidade à população. O contrato com a entidade é no valor de R$ 13.670.000,00 (treze milhões e seiscentos e setenta mil reais) e tem duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação por outros 60 meses.

A unidade contará com 25 leitos, sendo dez leitos para observação, dois para casos de urgência, um para isolamento e 12 leitos para medicação. Além de contar com sala de raio x, laboratório clínico, uma UTI Móvel para urgências e emergências e toda estrutura para o atendimento e acolhida à população. Caso o paciente precise ser internado ou o caso se agrave, ele será transferido para um hospital de retaguarda no município.

A secretária de Saúde comemora o início do funcionamento da UPA “a população de Jacareí merece esse presente de aniversário. Estamos nos empenhando para oferecer serviços de saúde cada vez melhores, e em tempo recorde, e com a nova UPA os munícipes terão mais comodidade e qualidade no atendimento”, afirma Rosana Gravena.

A construção do prédio recebeu investimento de R$ 15.600.000,00 (quinze milhões e seiscentos mil reais) e os gastos para equipar o hospital ficaram na cifra de R$ 1.229.000,00 (um milhão e duzentos e vinte e nove mil reais). A unidade tem quatro mil metros quadrados de área construída e está localizada em um terreno de seis mil metros quadrados.

(Guilherme Mendicelli/PMJ Foto:Luiz Cepinho/PMJ)