Prefeitura de Jacareí inaugura 6km de ciclofaixa

No último sábado (23) os ciclistas de Jacareí foram presenteados com a inauguração de uma malha cicloviária com 6km de extensão, em uma cerimônia que reuniu, além de vários ciclistas da cidade, o prefeito Izaias Santana, o vice Edgard Sasaki, o secretário de Mobilidade Urbana Edinho Guedes, a secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques e o vereador Juarez Araújo.

O prefeito Izaias Santana explicou que o objetivo principal é o de melhorar a qualidade de vida da população. “Ao final de quatro anos, teremos uma nova realidade em termos de espaço adequado aos nossos ciclistas”.

A ciclofaixa inaugurada liga o Educamais Jardim Paraíso, na região sul, ao Parque da Cidade, no centro. Com a entrega dos 6km, o município agora conta com uma malha cicloviária de 8km.

Jairo Santos, que devido a um acidente perdeu parte dos movimentos da perna esquerda e é usuário de uma bicicleta adaptada, afirma que toda melhoria é bem-vinda. “A ciclovia ajuda muito, pois regulariza o que antes era muito bagunçado. Agora temos um espaço para nos locomover com mais segurança”, afirmou.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana, destacou a importância do auxílio dos ciclistas no processo. “Este projeto contou com verbas federais e municipais, custeando tanto a ciclofaixa quanto calçadas e sinalização. Foi graças a uma contribuição direta dos ciclistas que conseguimos chegar a este resultado final”, afirmou o secretário.

A ciclofaixa foi proveniente de um repasse no valor de R$245 mil do deputado federal Paulo Teixeira (PT), em 2015.

Audiência Pública – Na quarta-feira, 19, a Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu a 1ª Audiência Pública sobre o plano cicloviário, promovendo um debate sobre toda a malha cicloviária no Instituto Federal.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)