Prefeitura de Jacareí define Rotas de Cargas Pesadas do município

Após seis audiências públicas, a Prefeitura de Jacareí definiu a “Rota de Cargas Pesadas” com 63% de aprovação. Mais de 500 pessoas participaram dos encontros e foram enviadas 79 propostas à Secretaria de Mobilidade Urbana.

O decreto será publicado no dia 4 de agosto. O projeto foi finalizado nesta terça-feira, dia 25 e recebeu nota 3.01 com referências entre 0 e 5.

A principal motivação é coibir a fuga de caminhões dos pedágios por dentro de Jacareí, além de dar fluidez ao trânsito, preservar as vias públicas e proteger o Meio Ambiente. Atualmente, 7.500 caminhões circulam na cidade diariamente.

A insegurança no trânsito de cargas também foi levada em consideração. Em 2016 foram registrados 34 acidentes com caminhões e 6 vítimas fatais,

As vias liberadas percorrem 35 km e os caminhões com placas de Jacareí terão circulação livre, com exceção dos horários de pico – 7h às 9h e 17h às 19h -, perante cadastro on line disponível no site da prefeitura a partir do dia 1° de setembro.

Foi garantido também aos motoristas da cidade que estejam retornando ao seu lugar de guarda, trânsito livre até o estacionamento durante os horários de pico.

A circulação livre com exceção dos horários de pico após cadastro vale também para os caminhoneiros de Jacareí com placas de outras cidades. Caminhões de utilidade pública e combustível terão livre circulação pela cidade.

Os prestadores de serviços que precisam realizar entregas na cidade receberão um alvará de circulação mediante o cadastro on line, apresentando nota fiscal que comprove a entrega do produto ou serviço. Caminhões com reboque poderão circular pela Avenida Variante Getúlio Vargas.

A previsão é que em até 60 dias o emplacamento das rotas esteja finalizado, 90 dias para início das fiscalizações com ações educativas de trânsito e 180 dias (fevereiro 2018) para os condutores que pernoitam com caminhões na rua regularizar um local de estacionamento.

Comissão – Uma Comissão Municipal de Transporte de Cargas (CMTC) formada por representantes do Sindicato das Transportadoras, Transportadores Autônomos, Associação Comercial, CIESP e Prefeitura Municipal, está sendo criada e passará a se reunir a partir do dia 1° de setembro.

Rotas –

Rota Entrada Ponto Final Roteiro
1 Av. Lucas Nogueira Garcez Posto 7 Estrelas na rua Santa Helena Santa Cruz dos Lázaros
2 Rod. Euryale Zerbine Posto 7 Estrelas na rua Santa Helena Santa Cruz dos Lázaros