Prefeitura de Jacareí assina contrato de gestão do SIM

Escutar áudio do texto

Nesta quinta-feira (07), foi assinado pelo prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o contrato com a Sociedade Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para a gestão do Sistema Integrado de Medicina de Jacareí (SIM), principal centro de especialidades do município. O início dos trabalhos está previsto para o dia 2 de janeiro próximo.
A prefeitura investirá no contrato de gestão R$ 13,65 mi por ano, com possibilidade de renovação por mais 60 meses. A SPDM ficará responsável pelos serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT’s), Raio-X, Ultrassom, Endoscopia e Ecocardiograma, além de manter os serviços de Eletrocardiograma e Eletroencefalograma, que já são oferecidos pela unidade. A meta é realizar 200 pequenas cirurgias por mês e aumentar de 12 mil para 18 mil por mês as consultas com especialistas. A expectativa é realizar 3.020 exames por ano.
A secretária de Saúde, Rosana Gravena, se mostrou otimista com a gestão realizada pelas OS’s. “Isso nos levará a melhorar o atendimento aos munícipes, ampliar o número de consultas e ter uma melhor integração dos serviços de saúde, resultando em mais agilidade e benefício para quem precisa”.
A estimativa da organização social é trabalhar com 40 médicos, 12 profissionais de enfermagem e 20 assistentes de serviços municipais.
“A opção pelo modelo de gestão do equipamento com a OS visa suprir com celeridade o corpo clínico e garantir a contratação de especialistas, ampliando a oferta de consultas e exames”, explicou o prefeito, Izaias Santana.

SPDM – A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Fundada em 1933, atualmente é dirigida por um Conselho Administrativo e realiza manutenção do hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bem como outros hospitais, centros de assistência e unidades afins, procurando ainda, desenvolver e prestar atividades de atendimento e promoção dos direitos das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
Na região, a SPDM é responsável pelo Hospital Municipal e pelo Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) de São José dos Campos, além do consórcio (CONSAVAP) do SAMU que atende a região de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Jambeiro.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)